terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Prosseguindo com a atualização do blog em 2015

Conforme o prometido no fim do post de ontem, prossigo agora com a atualização deste blog trazendo os eventos mais marcantes em meu trabalho neste ano de 2015 que está prestes a acabar.

Após individual "Exposição-Cabeça", participei da coletiva "Zona Gráfica", outra exposição organizada pela ativa curadora Eliane Santos (que também esteve presente com suas gravuras na mostra). Esta exposição teve por objetivo reunir artistas cuja forma de expressão, se não a principal, tem como ponto forte o fazer gráfico, ou seja, o trabalho criativo com a linha. Em vista disso, todos os expositores reunidos são gravadores ou trabalham também no âmbito da gravura. Outro fator interessante desta mostra foi a reunião de gerações diferentes, estando na mais antiga Adir Botelho, Ciro Fernandes, Antônio Grosso, Rubem Grilo e Marcos Varela. Enfim, tratou-se de um bela exposição realizada entre 23/07 e 30/08 na galeria do Centro Municipal Calouste Gulbenkian cujo convite e fotos vem a seguir.




1- Ajudando na montagem.

2 - Parede pronta.
3 - Parede do fundo: eu ao lado de Rubem Grilo
4 - Eliane coordenando a Bárbara na montagem.
5 - Parede com Antônio Grosso, Ciro Fernandes e Marcos Varella.
6- Os trabalhos do Márcio Goldzeweig prestes a subir a parede.
7 - Bárbara colocando o texto da exposição.
8 - Quase acabando.
9 - Minhas gravuras ainda no chão.

10 - Inauguração: Tavares eu e Bete, dois artistas e uma restauradora.

11 -  Inauguração: Adir, o mestre de quase todos os gravadores da EBA , Tavares eu e convidados.

12 -  Inauguração: Marcio, eu, Ciro e Tavares.
13 -  Inauguração: Eu e meu colega e amigo Tavares ao lado de suas obras.

14 -  Inauguração: Artista expositores e amigos.
15 -  Inauguração: Artistas expositores e amigos.
16- Ricardo Pereira - A Fonte, xilogravura,  37,5 X 25 cm, 1989.

17- Ricardo Pereira - O melhor amigo do artista contemporâneo, xilogravura,  37,5 X 25 cm, 1988.

Depois desta "Zona Gráfica" veio a participação em outra coletiva que se intitulou "Erótica - Desejos traduzidos". Com curadoria de Marcelo Frazão, a mostra ocorrida em agosto privilegiou o erotismo visto sob as mais variadas formas artísticas, segundo as visões de seus participantes. Ela aconteceu na Villa Olívia, no Morro da Conceição (RJ) onde fica a galeria-atelier do curador. Seguem convite e fotos da inauguração e dos meus trabalhos (só alguns deles foram expostos):



1 - Mosaico com as fotos dos artistas expositores.

2 - Eu a pintora Claudia Lyrio

3 - Bate-papo animado.

4 - Cara de quem gostou.

5 - Trocando uma ideia com Marcelo Frazão.

6 - Exposição divertida.

7 - Feliz.

8- Inauguração animada.



9- Ricardo A. B. Pereira - Abraço , xilogravura, 25,5 X 11 cm cm, 1985

10 - Ricardo A. B. Pereira - Adão e Eva, xilogravura, 34,5 X 29,5 cm, 1986.

11 - Ricardo A. B. Pereira - Boissurubá, xilogravura, 11 X 34,5 cm, 1985.

12 - Ricardo A. B. Pereira - Medusa Moça, xilogravura, 49,5 X 39  cm, 1986.

13 - Ricardo A. B. Pereira - O Lambelaska, xilogravura, 32 X 23 cm, 1986.

14 - Ricardo A. B. Pereira - O Paraíso Perdido , xilogravura, 34 X 44,5 cm, 1986.

15 - Ricardo A. B. Pereira - Sonhando, xilogravura, 24,5 X 30 cm, 1992.

16 - Ricardo A. B. Pereira - Stela!, xilogravura, 39 X 50 cm, 1986.

17 - Ricardo A. B. Pereira - Surubança, xilogravura, 23 X 32 cm, 1986.

18 - Ricardo A. B. Pereira - Ui, Muchacho!, xilogravura, 30 X 34 cm, 1986.

19 - Ricardo A. B. Pereira - Ui, Muchacho!, xilogravura, 30 X 34 cm, 1986.

Mas a atualização não acabou aqui, Depois trarei mais alguns eventos ocorridos em 2015 relacionados ao meu trabalho, mas desta vez referentes a minha atuação como docente na EBA-UFRJ. Até logo.


Nenhum comentário: