terça-feira, 30 de setembro de 2008

Meteoros - 2003

Depois do "Jardim Sideral", continuando a retomada de assuntos antigos, criei a série "Meteoros", cujo ponto de partida eram pinturas feitas no início dos anos 90, de pequeno formato, em parte inspiradas nas famosas "Pedras Gravadas de Ica" e em parte no estilo "infantil" de Paul Klee.

Estas tais pedras são encontradas na região de Ica, no Peru, e tem como característica serem cobertas por figuras humanas gravadas que, segundo o pesquisador Javier Cabrera Darquea, nos passam importantes e raros conhecimentos, legados por uma antiquíssima civilização perdida sobre os mais variados assuntos: Botânica, Medicina, arqueologia, Matemática, Geografia, Zoologia e Astronáutica. Tais conhecimentos expostos nas pedras, se fossem efetivamente estudados por nossos cientistas, poderiam mudar vários de nossos conceitos sobre as ciências acima mencionadas.

Contudo, o que mais me interessou nesta hisória é a beleza das gravações, onde inúmeras figuras de formato curioso estão fazendo as mais diversas coisas em total interação, e criando uma bela relação entre os formatos arredondados das pedras e os seus desenhos.
Daí resolvi também fazer as "minhas pedras", tanto em cerâmica quanto em pintura. Em ambos os casos deixei de lado os aspectos misteriosos e me voltei para os formais, buscando criar minhas próprias figurinhas, mas sem perder o "ar" de ancestralidade que costuma estar presente em muitos dos meus trabalhos.

Ao retomar este tema em 2003, procurei dar mais cor e variedade às pinturas, passando também a chama-las de "Meteoros" devido ao formato ovalado da área central, onde se distribuem as figuras, estes "seres viajantes entre mundos distantes ou dimensões diferentes".
Estes são os "Meteoros":



1- "Meteroro A - O transportador de Almas" - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2003 .


2- "Meteoro B" - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2003 .


3- "Meteoro C" - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2003 .


4- "Meteoro D" - têmpera de caseína, óleo e psta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2003.


5- "Meteoro E" - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 75 X 100 cm - 2003 .

Estes trabalhos, e outros da mesma série, foram expostos em 2004 na Sala José Candido de Carvalho, galeria de arte pertencente a Fundação de Arte de Niterói.