sábado, 2 de outubro de 2010

Auto-Retrato Afro-Quantico Com Óculos de Aro Prateado

Desta vez retorno ao tema do "Auto-retrato", mas não com desenho ou gravura e sim com pintura. Nesta experiência tive a intenção de ser coerente com os meus "Retratos Afro-Brasileiros" que venho criando e postando aqui ultimamente. E na busca desta coerência cheguei a um resultado que considero bastante curioso e exótico – este sou eu um pouco mais novo, mais magro, mais bonito (por que não?) e "afro-quantico" (quem quiser pode tentar descobrir o que significa isso).

Junto com a imagem completa, postei vários detalhes fotografados com a lente macro para dar uma idéia das texturas diferenciadas dos diversos tecidos que colei ao suporte e do empastamento da tinta aplicada (óleo e a pasta de cera sobre uma camada inicial de têmpera de caseína). A pintura sobre tecidos diferentes colados ao suporte tem me atraído muito porque resulta em situações difíceis de serem resolvidas (gosto de desafios), já que estas colagens não são aplicadas em função do desenho - este é que tem que ser adaptado a elas. Com isso me forço para introduzir um elemento figurativo sobre uma base abstrata quase que aleatoriamente montada.

Além disso, existe a questão das cores; estas são aplicadas sobre os tecidos colados geralmente em fortes contrastes definindo as áreas exatas dos tecidos. Então tenho que conseguir harmonizar texturas diferentes, formas diversas (áreas de cor diferentes) e o desenho figurativo aplicado por cima (a máscara “afro-brasileira” ou o auto-retrato). Para conseguir este feito lanço mão de elementos gráficos como pontos, traços e linhas de diversos tipos, todos também em cores relacionadas com as cores iniciais lançadas (por serem complementares ou da mesma família, dependendo da situação). Tais elementos criam ritmos visuais interessantes que funcionam como sub-temas ligados ao contexto abstrato inicial. Com as máscaras, que já são muito estilizadas, tais grafismos se encaixam muito bem, mas com meu auto-retrato desenhado com uma estilização mínima (pois me interessava que ficasse um pouco parecido comigo) tive mais dificuldades. Mas a partir do momento em que tudo foi se entrosando, o trabalho começou a ganhar consistência até chegar num ponto em que, se fosse tentar prosseguir, me arriscaria a perder o que de interessante já fora alcançado.

Bom, deixo o resto por conta da avaliação de vocês.


Ricardo Pereira - "Auto-Retrato Afro-Quantico Com Óculos de Aro Prateado" - colagem,têmpera de caseína, acrílica, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 60 X 90 cm - 2010.



Detalhes 1 e 2.


Detalhes 3 e 4.


Detalhes 5 e 6.


Detalhes 6 e 7.

Detalhes 8 e 9.

Detalhes 10 e 11.


Detalhes 12 e 13.


Detalhes 14 e 15.


Detalhes 16 e 17.
Um abraço a todos e até a próxima.
Ricardo A. B. Pereira