O MUNDO INFANTIL
O estilo destes dois trabalhos deriva diretamente do desenho infantil, que eu já vinha explorando há bastante tempo, particularmente em minhas xilogravuras e em algumas pinturas anteriores a 1985 (ver histórico do blog). A primeira é uma interpretação de um tema bíblico, explorado por muitos artistas antes de mim através dos tempos. A minha versão tem um jeito de brincadeira, embora o tema seja (para muitos) sério.
"Fetiches" já trata de um assunto mais solto, não muito específico, cuja interpretação varia muito de acordo com a fantasia de quem o vê. Esta pintura basea-se livremente numa xilogravura minha mais ou menos da mesma época (1986/7).
"A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso" - óleo s/ mansonite - médio formato - 1987.
FANTASIAS
Estas pinturas têm relação estilística com as que estão acima, contudo são mais coloridas e mais ricas em associações de idéias. A primeira delas, "Atlas", é uma das muitas homenagens que tenho feito aos meus cães de estimação. As demais, cada uma a seu modo, permitem leituras muito diversificadas que deixarei por conta de vocês, apreciadores do meu trabalho. O curioso é que por causa destes quadros, fui considerado como pintor "naïf", mas depois desconsiderado como tal pelos curadores de um determinado museu dedicado a este gênero de pintura no RJ que, a princípio, haviam pensado em recebe-los (em doação) para a sua coleção.
Na época (1989) eu teria feito a tal doação para este museu se eles os tivessem aprovado como primitivos, mas hoje não a faria. Embora não tenha nada contra a arte naïf (muito pelo contrário), de forma nenhuma, apesar dos meus "primitivismos", sou um um artista naïf.
"Atlas" - óleo s/mansonite - médio formato - 1989.
"No Coração da Ilha" - óleo s/mansonite - médio formato - 1989.
" O Vôo Noturno do Avião Presidencial ( O Avião do Lula)" - óleo s/mansonite - 1989.
"Composição tropical" - óleo s/mansonite - médio formato - 1989.
EXPERIÊNCIAS AVULSAS
Em minhas pesquisas plásticas a intuição era (e´) umas das minhas principais ferramentas. Por isso as idéias vão surgindo e tomando forma naturalmente. É claro que estes trabalhos nasceram de idéias anteriores, tanto temáticas quanto plásticas, mas naquele momento não foi uma coisa muito pensada.
A "Cabeça de Negro" deriva diretamente das influências da arte africana em meu trabalho e, plasticamente, das minhas xilogravuras com seus contornos negros e pesados. Já sua textura e formato talvez tenha alguma relação com a cerâmica que eu já desenvolvia na época (ver http://rpceramica-arte.blogspot/). Sobre esta pintura disse, zombeteiramente, um muito conhecido ator de TV, comediante e escritor de teatro, quando de uma visita a minha casa (em 1989, em S. Cristovão/ RJ, para se encontrar com um amigo comum que estava me visitando): "parece a 'Escrava Anastácia!'"
O "Gato Vermelho" simplesmente "surgiu" e não tem maiores explicações. Gosto muito mais de cães, mas não desgosto deste "bichano", principalmente dos maneirismos gráficos que ele ostenta.
"Pássaros" é uma pintura muito singela e poética. Inspirei-me um pouco nas pinturas etruscas da fase mais primitiva para realiza-la. Inclusive para a solução de cor, que é bastante "pastel" quando comparada com as cores da maioria das minhas obras.
"Cabeça de Negro" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 90 cm - 1990.
"Gato Vermelho" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 80 X 90 cm - 1990.
"Gato Vermelho" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 80 X 90 cm - 1990.
COLAGEM
Esta pintura faz parte de um grupo já postado aqui, ao qual chamei de "Relíquias" (ver histórico do blog). A idéia era fazer "recortes" em períodos diversos da História da Arte e de outras referências fora das artes e "cola-los" numa mesma obra, juntamente com imagens minhas as mais variadas, buscando uma harmonização plástica, mas não uma lógica temática e visual clara (queria causar mesmo uma certa estranheza com as associações disparatadas, dentro de um contexto algo surrealista). O resultado, às vezes, ficava bastante cômico. Nunca expus esta série de pinturas, o que é uma pena.
SONHOS TROPICAIS
Mais uma vez o tema dos fetiches, aqui na versão do meu estilo mais "pesado", plasticamente falando, o da série "Sonhos Tropicais" (ver histórico do blog). Gosto muito desta pintura.
"Fetiches (Sonhos Tropicais)" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 1997.
RETORNO À ABSTRAÇÃO
"Fetiches (Sonhos Tropicais)" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 1997.
RETORNO À ABSTRAÇÃO
Esta obra faz parte do conjunto de pinturas abstratas realizadas em 1999 (ver histórico do blog). Considero-a um pouco confusa, mas vale como registro da experiência.
"Abstração IV" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1999.
"Abstração IV" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1999.
SÉRIE PBH
Mais uma pintura das que fiz para o Pelican Bay Hotel. Como as demais deste conjunto, esta nasceu diretamente do meu mais profundo inconsciente.
"O Super-homem" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.
"O Super-homem" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.
E por aqui termino a exposição desta miscelânea de imagens. Se futuramente encontrar em meu acervo outros trabalhos interessantes que tenham ficado de fora deste meu relato visual e autobiográfico, os colocarei para o conhecimento de vocês.