sábado, 6 de setembro de 2008

Prosseguindo pelo Século XXI - "Vislumbrando o Infinito" - 2002

Encerrados os trabalhos da série "Pelican Bay Hotel", veio, mais uma vez, a hora de mudar de casa. Só que agora para uma casa própria, comprada com o dinheiro ganho a partir desta fantástica encomenda, que foram as tais 144 pinturas para o aquele hotel das Bahamas.

Na nova casa, maior, com terreno para construir, com quintal arborizado e localizada numa travessa do Fonseca (em Niterói), afastada da barulhenta Alameda, instalei-me com minha família, quadros e materiais de trabalho e meu novo forno, comprado na passagem de 2000 para 2001 com o apoio dos proprietários da Atmosphere (esta história pode ser conhecida no blog sobre minha cerâmica: http://rpceramica-arte.blogspot.com/).

Meu novo atelier de pintura (ainda improvisado até que eu tenha condições financeiras de construir um com 3 andares no local), fica no quintal da casa, sob às sombras de uma jaqueira e de um pé de graviola (o de cerâmica fica nos fundos, onde antes funcionava a lavanderia da casa). Nele, a partir de 2002, reiniciei meus trabalhos, fazendo uma espécie de reciclagem de tudo o que já fizera até então (os trabalhos para o hotel já tinham esta característica). Fui levado a isto por dois motivos: o primeiro foi uma tentativa de compreender a minha própria trajetória artística, as suas diversas fases, experiências, erros e acertos, tentando retomar algumas coisas que não haviam sido bem exploradas ou me inspirando nelas para começar outras. O segundo motivo se deveu a uma encomenda feita por um alemão, chamado Günter, que viu uma pintura de minha autoria na casa de uma amigo dele aqui no Brasil e depois me descobriu através do Portal Niterói Artes (http://www.niteroiartes.com.br/ - Ricardo Pereira).

Então ele, que quase não falava português, entrou em contato comigo, dizendo-se interessado em comprar uma obra minha e fotografar outras para colocar numa galeria virtual que pretendia montar, especializada em artistas latinoamericanos e africanos. O trabalho que lhe interessava pertencia estilisticamente à série "Cabeças", de 91/1992 (já postada aqui neste blog - veja o arquivo do blog). Então criei um trabalho totalmente novo inspirado nesta série e, partir daí, toda uma série nova também inspirada naqueles trabalhos, só que mais coloridos e com uma acentuação maior dos seus aspectos simbólicos. A este conjunto de pinturas, que tem um teor vagamente místico, chamei de "Vislumbrando o Infinito" (ou "Eles").

Quanto ao Günter, veio a minha casa, pagou e levou o trabalho encomendado, fotografou muitas pinturas e desenhos meus e se foi, afirmando que voltaria a dar notícias sobre a tal galeria virtual. Somente há 3 anos atrás é que me mandou um e-mail, dizendo que havia desistido de fazer a tal galeria, preferindo se dedicar a seu outro interesse: o cultivo de flores. Mas garantiu que nunca usaria as fotos das minhas obras para nada que eu não aprovasse. Esperemos que sim...

Para ilustrar, seguem as pinturas desta série, que foram expostas em 2006, juntamente com os "Sonhos Tropicais II", na galeria SESC Niterói, sob o título: "Entre o Céu e a Terra".



1- "Totem" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.
2- "Os Observadores" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.


3- "Aqueles que Fizeram Contato" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.
4- "Os Conhecedores do Grande Mistério" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.


5- "Os Primeiros Jardineiros" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.
6- "A Viagem" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.


7- "O Iluminado" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 90 cm - 2003.
8- "Os Telepatas" - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2003.

A primeira pintura ("Totem") foi a comprada pelo Günter (infelizmente ela está com sua borda esquerda cortada devido a um escaneamento mal feito, e sua foto foi perdida).

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

2001 - Série Pelican Bay Hotel - continuação

Com mais estas 10 imagens, concluo a seleção de 20 trabalhos entre as 144 pinturas feitas para o Pelican Bay Hotel em 2001 (ver postagem anterior).

São elas:


"Aretuza" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.


" Paullete" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.

"Feliciano" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.

"Roseli" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.

"O Sorriso de Montezuma" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.

"A Loira do Tchan" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.


"Anacleto" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.

"Alma" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.

"Maria Helena" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.


"Dora" - guache, óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 2001.
Nestas pinturas, como nas anteriores, existe uma variedade de influências e de experiências técnicas, mas o que mais chama a atenção, me parece, é o bom humor que cerca estas imagens, expresso nas suas cores, nos fundos coloridos, nas formas e nas suas expressões caricaturais. Foi muito cansativo concluir todas as pinturas no prazo estipulado, contudo consegui realiza-las alegremente, e isto transparece na maioria delas.