A técnica pictórica continuou sendo a "pseudoencáustica" (ou pasta de cera como a chamo atualmente) combinada com tinta a óleo ou apenas pigmentos, tudo sobre suporte rígido (mansonite montado em chassis de madeira). O contexto plástico também se matem: grafismo acentuado, claro-escuro exagerado e cromatismo intenso.

1- "A Pescaria - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 120 X 61 cm - 1996.

2- "As Mulheres Liberadas" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 90 cm - 1996.

3- "Cobras e Fenômenos" - óleo e pasta de cera s/mansonite -122 X 85 cm - 1996.

4- "Contato Imediato!" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 113 X 91 cm - 1997.

5- "História de pescador" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 80 cm - 1997.

6- "O Clube dos Mascarados"- óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 90 cm - 1997.

7- "Pit Stop" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 x 90 cm - 1997.

8- "Os Adoradores do Crepúsculo"- óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 80 cm - 1997.
Considero estas pinturas como muito associadas ao Surrealismo, embora pintadas de forma expressionista. Nelas a ironia, a brincadeira e a farsa predominam, possibilitando as leituras mais variadas. Este é o contexto que procurei desde o início desta série e acredito ter encontrado em mior intensidade nestas pinturas. Mas vou me abster de fazer comentários individualizados sobre elas, para que o visitante possa fazer a suas próprias leituras sem ser induzido por mim.
Em 97 ainda pintei um grande painel tríptico e uma "Vênus" dentro destas características, mas eles foram feitos durante um concurso para professor de pintura da EBA/UFRJ; esta história vou contar na próxima postagem. Em 2000 retornei a esta série em cinco novas pinturas de grande formato, com algumas mudanças plásticas. Na hora certa também postarei estes trabalhos.