domingo, 28 de abril de 2013

FANTASIAS ORIENTAIS

Saindo do âmbito das composições afro-brasileiras apresentarei agora três composições que misturam um tema oriental - o bonsai -, com imagens das recentes esculturas esmaltadas que fiz para acompanhar as cabeças de cimento e cerâmica cujas imagens podem ser vistas em http://rpceramica-arte.blogspot. com. br . Estas pinturas tem um sentido místico e  bem humorado. Para realizá-las trabalhei com transparências de cor - veladuras-, propiciadas pela combinação da pasta de cera com o óleo sobre uma base de têmpera de caseína. Me agrada este efeito em que as cores ganham força pela sobreposição de camadas finas, aplicadas gradativamente, para as quais a luz tem uma importância fundamental. Estas são, portanto, obras "meditativas", contudo vivamente coloridas como a maior parte das minhas pinturas.

Ricardo A. B. Pereira - A sereia e o bonsai - óleo e pasta de cera sobre tela colada em compensado, 34 X 38 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Energia cósmica, óleo e pasta de cera sobre tela colada em compensado, 40 X 35 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Meditando à sombra do bonsai, óleo e pasta de cera sobre tela colada em compensado, 40 X 45 cm, 2013. 
Como nas Composições Afro-brasileiras expostas anteriormente, as composições acima juntam no contexto da pintura trabalhos meus do campo tridimensional, realizando, assim, uma metalinguagem com a qual, de certa forma, comento, integrando-os, os meus diferentes interesses artísticos.

Na próxima postagem trarei algumas paisagens recém-terminadas. Até lá.