quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Xilogravura VII

25 -"Auto-retrato" II - xilogravura p 2007.

26 -"Auto-retrato" III - xilogravura - 2007.

27 -"Auto-retrato I - xilogravura - 2007.

28 - "Retrato de Mariana" - xilogravura - 2007.

29 -"Retrato de Daniel" - xilogravura -2007


Concuindo esta breve abordagem da minha xilogravura, seguem alguns retratos que fiz recentemente, em maio /junho deste ano, para um evento ocorrido em Niterói (RJ) de arquitetura e decoração, para o qual fui convidado a participar, fornecendo criações artísticas. São retratos de 3 arquitetos (um deles é o de Lúcio Costa) mais o meu autoretrato. Infelizmente o retrato de Lúcio Costa não pode ser exposto no ambiente criado, que era um restaurante cujo design homenageava a arquitetura do século XX (a Arquitetura Moderna), por falta de permissão pelo curador do referido arquiteto homenageado (e por este motivo não o postarei aqui). Os outros dois arquitetos são os criadores do ambiente, Mariana e Daniel.

Por coincidência, antes de receber o convite para fazer estes retratos, eu estava trabalhando nuns "retratos" e "cabeças" xilográficos para uma exposição que acabou não ocorrendo. Este trabalhos são completamente diferentes dos postados agora, pois não retratam ninguém especificamente, alguns tendo como fonte de inspiração as máscaras africanas. Quando eles estiverem acabados, também vou posta-los (tive que interromper sua criação para atender a outros trabalhos profissionais).

Com esta postagem dei uma amostra da minha xilo. No futuro retornarei ao tema com outras xilos e algumas litografias que produzi também na EBA.

Xilogravura VI

20 - "Usina de Arte" - xilogravura - 1999/2000.

21 - "natureza Morta com Peixe, Estrela e Chuva Cósmica" - xilogravura - 1999/2000.

22 -"Um Instante Antes do Êxtase" - xilogravura - 1999/2000.

23 -"Ventos de Verão em Saturno" - xilogravura - 1999/2000.

24 -"Beijo Cósmico" - xilogravura - 1999/2000.


Em 1999 iniciei uma nova fase abstrata em minha pintura ( a terceira depois daqueles trabalhos abstratos já postados aqui no blog). Esta fase acabou, como outras anteriores, tendo também desdobramentos na xilogravura. A sequência postada dará uma mostra destes trabalhos que, apesar de abstratos, tinham como ponto de partida minhas antigas "fantasias espaciais". Contudo, o aspecto plástico aqui sobressai sobre o aspecto temático.

Xilogravuras V

16 -"Sun Bay"- xilogravura, 1989.

17 -"Hoje o Mar não Está Para Se Pegar Jacaré" - xilogravura, 1989.

18 -"Entardecer na Praia" - xilogravura - 1989.

19 - "O Intrépido" - xilogravura - 1989.



Seguindo em frente com o tema da xilogravura, aqui estão mais alguns trabalhos dos muitos que possuo nesta técnica, desta vez produzidos no final dos anos 80.

Estas xilos têm como tema paisagens relacionadas com o mar (marinhas). A primeira delas foi criada a partir de uma encomenda específica que me foi feita por um francês, através de uma marchand com que eu trabalhava nesta época. Ele queria algo relativo ao mar, mas o curioso foi que o título original dado a esta primeira gravura da série ("Sun Bay") desagradou-o muito, porque lhe parecia "esta mania que temos aqui no Brasil" de dar nomes em inglês para tudo. Eu também não gosto disso mas, no caso em questão, dei este título principalmente por acha-lo muito sonoro. Todavia, para não desagradar o cliente, apaguei o título em inglês gravado na matriz e o traduzi para português. Depois me arrependi (eu sou o dono da minha obra e dou os títulos que achar que devo dar!) e voltei atrás, mantendo o título original.

As demais gravuras (como a primeira) me serviram como ótimos exercícios para estudar os efeitos de luz e sombra através da técnica da xilogravura, onde a luz pode ter características realistas ou ser puro elemento plástico, abstrato, jogando em intensidades variadas com o preto (sombra/negro). Todos os personagens e situações foram gravados tendo como fonte desenhos que fiz em passeios à praia com minha esposa e filha. Comparadas com as gravuras anteriores (Xilogravuras III), estas têm um aspecto muito mais tranquilo, não apresentando o amargor angustiado daquelas.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Xilogravuras IV

14 - "Minha Mulher Pós-Neo-Cubo Expressionista" - xilogravura, 1992. Neste trabalho faço uma brincadeira com a mistura de estilos díspares (esta mistura eu já fazia antes disso, aos 15/16 anos, mas sem este sentido de ironia, presente nesta gravura).

15 - "Auto-retrato com Máscara" - xilogravura, 1992. Nesta xilo, abordo o tema das máscaras de origem africana, um assunto que começava a me interessar mais nesta ocasião e que me interessa até hoje, sendo muito utilizado tanto em minhas pinturas quanto em minhas cerâmicas. Nesta versão, o aspecto irônico é o mais visível.


Continuando ainda dentro da xilogravura, prossigo este resumo do que fiz nesta técnica com a postagem de duas xilos do início dos anos 90, época em que vinha me dedicando mais a fazer cerâmica e pintura. Estas gravuras são dois exemplos de "cabeça" e "máscara" que eu viria a desenvolver muito através, principalmente, da pintura.