quarta-feira, 10 de março de 2010

Pequenos Painéis de Azulejo

Embora a azulejaria seja um tema relacionado diretamente à arte da cerâmica e, portanto, comentado em meu blog específico sobre este assunto ( http://rpceramica-arte.blogspot.com/ ),vou postar aqui as imagens de cinco pequenos painéis criados em 2004, mas só agora montados e apresentados em moldura de madeira (menos o primeiro). Os motivos são dois: o primeiro é que apesar de possuirem suporte cerâmico (o azulejo), são principalmente pintura sobre uma superfície plana; o segundo motivo é que três destes painéis abordam o tema da afrobrasilidade, a qual venho explorando mais amiúde.

Os outros dois painéis remetem também a nossa formação cultural, porém àquela vinda da Europa, através dos holandeses que durante o século XVII tomaram conta do que hoje é o estado de Pernambuco (por sinal onde nasci); inspiram-se livremente, portanto, em pequenos azulejos figurativos criados por aqueles conquistadores e presentes no Convento de Santo Antonio do Recife.



1- "Cabeças Negróides - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900° C - 30 X 30 cm - 2004.


2- "Máscara Afrobrasileira" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900° C - 30 X 30 cm - 2004/10.


3- "Composição na Sala de Visitas" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900°C - 30 X 30 cm - 2004/10.



4- "Temas Marinhos Holandeses" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900º C - 30 X 30 cm - 2004/10.


5- "Monstros Marinhos Holandeses" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900° C - 2004/10.



6- Detalhe I.



7- Detalhe II.


8- Detalhe III.


9- Detalhe IV.


Outros painéis deste tipo e com outros temas, compostos por apenas 4 peças, poderão ser vistos no link mostrado acima (em "postagens mais antigas" ou no "histórico do blog").

Três Novas Pinturas em 2010

Iniciei 2010 produzindo bastante. Fiz esculturas em cerâmica, peças coloridas de cerâmica, conclui pequenos trabalhos inacabados e iniciei uma série de pinturas onde pretendo desenvolver mais a temática da arte Afrobrasileira, assunto em que venho trabalhando com bastante frequência nos últimos tempos, visando uma futura exposição de pintura, cerâmica e xilogravura sobre este tema.

Os três trabalhos mostrados a seguir são imagens de "mulheres afrobrasileiras" realizadas de maneira bastante livre e bem humorada. Além da inspiração na tipologia da arte africana, o que me interessou muito na realização destes trabalhos foi o exercício com a cor intensa e o tratamento gráfico evidenciado tanto nas figuras quanto no fundo dos quadros. Dar uma idéia de "solidez" às figuras foi outro objetivo meu, mas combinando uma insinuação de tridimensionalidade com os aspectos planos típicos da pintura contemporânea, jogando arbitrariamente com a criação de volumes, planos, texturas, cores e elementos gráficos. As figuras são sólidas, contudo a sua matéria pictórica é totalmente visível em sua realidade "nua e crua". É como se elas falassem: "eu existo, mas sou uma pintura".


1- "Claramunda" - colagem, têmpera de caseína, óleo e psta de cera sobre mansonite - 140 X 91 cm - 2010.



2- "Tonha" - colagem, têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 140 X 91 cm - 2010.



3- "Grazielle" - colagem, t~empera de caseína. óleo e pasta de cera sobre mansonite - 140 X 91 cm - 2010.

Portanto, estas pinturas são ao mesmo tempo uma referência a nossa ancestralidade africana e um estudo das relações formais da pintura num contexto de alta cromaticidade, expressionismo e liberdade criativa. Possuindo grandes formatos - 140 X 91 cm - foram realizadas sobre mansonite montado ao qual colei tecidos de algodão com texturas variadas, aplicando sobre eles uma base acrílica branca como fundo de preparação. A técnica pitórica utilizada foi a minha preferida: têmpera de caséina, óleo e pasta de cera. Outros mais virão por aí.