Iniciei 2010 produzindo bastante. Fiz esculturas em cerâmica, peças coloridas de cerâmica, conclui pequenos trabalhos inacabados e iniciei uma série de pinturas onde pretendo desenvolver mais a temática da arte Afrobrasileira, assunto em que venho trabalhando com bastante frequência nos últimos tempos, visando uma futura exposição de pintura, cerâmica e xilogravura sobre este tema.
Os três trabalhos mostrados a seguir são imagens de "mulheres afrobrasileiras" realizadas de maneira bastante livre e bem humorada. Além da inspiração na tipologia da arte africana, o que me interessou muito na realização destes trabalhos foi o exercício com a cor intensa e o tratamento gráfico evidenciado tanto nas figuras quanto no fundo dos quadros. Dar uma idéia de "solidez" às figuras foi outro objetivo meu, mas combinando uma insinuação de tridimensionalidade com os aspectos planos típicos da pintura contemporânea, jogando arbitrariamente com a criação de volumes, planos, texturas, cores e elementos gráficos. As figuras são sólidas, contudo a sua matéria pictórica é totalmente visível em sua realidade "nua e crua". É como se elas falassem: "eu existo, mas sou uma pintura".
1- "Claramunda" - colagem, têmpera de caseína, óleo e psta de cera sobre mansonite - 140 X 91 cm - 2010.
2- "Tonha" - colagem, têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 140 X 91 cm - 2010.
3- "Grazielle" - colagem, t~empera de caseína. óleo e pasta de cera sobre mansonite - 140 X 91 cm - 2010.
Portanto, estas pinturas são ao mesmo tempo uma referência a nossa ancestralidade africana e um estudo das relações formais da pintura num contexto de alta cromaticidade, expressionismo e liberdade criativa. Possuindo grandes formatos - 140 X 91 cm - foram realizadas sobre mansonite montado ao qual colei tecidos de algodão com texturas variadas, aplicando sobre eles uma base acrílica branca como fundo de preparação. A técnica pitórica utilizada foi a minha preferida: têmpera de caséina, óleo e pasta de cera. Outros mais virão por aí.