Esta técnica é muito antiga e já era praticada pelos artistas gregos clássicos e por seus continuadores romanos. E o que me atrai nela são suas características específicas de aplicação, pouco práticas e desafiadoras. Mas vale o esforço pois o resultado é muito interessante, principalmente pelo aspecto das texturas conseguidas tanto com a espátula como pelos pincéis de cerda (que acabam praticamente destruídos). Antes destas cabeças eu havia experimentado a encáustica em pequenos trabalhos com temática de paisagem, mas só desta vez é que pude experimentar em formatos maiores e num contexto mais apropriado à esta técnica.
Seguem as Cabeças em encáustica:


1- Cabeça III - Encáustica - médio formato -2005
2- Cabeça V - Encáustica - médio formato -2005


3- Cabeça I - Encáustica - médio formato -2005
4- Cabeça VI - Encáustica - médio formato -2005


5- Cabeça VIII - Encáustica - médio formato -2005
6- Cabeça XI- Encáustica - médio formato -2005


7- Cabeça XII - Encáustica - médio formato -2005
8- Cabeça VII - Encáustica - médio formato -2005


9- Cabeça XIII - Encáustica - médio formato -2005
10- Cabeça X - Encáustica - médio formato -2005


11- Cabeça IX - Encáustica - médio formato -2005
12- Cabeça IV - Encáustica - médio formato -2005

13 - Cabeça II - Encáustica - médio formato -2005
Todas estas cabeças tem características bastante primitivas e fantasiosas, onde as cores muito saturadas e a estilização muito forte da face humana as fazem atingir o grotesco. Mas este é o objetivo que eu procurava - muita expressividade sem concessões à "beleza" comum.