quinta-feira, 29 de maio de 2008

1993 - Cabeças Neocubistas

Depois dos totens continuei pintando cabeças, só que desta vez um pouco mais geometrizadas, lembrando um pouco as cabeças cubistas de Picasso, uma de minhas influências artísticas. As minhas cabeças "neocubistas" são de um tipo mais caricato, humorístico. Mais uma vez o lado gráfico sobressai, expresso nos contornos fortes, cercando as áreas de cor, também bastante intensas. O resultado hoje me parece um tanto ingênuo, mas isto não me desagrada.



1 - "Mãe" - óleo e pasta decera s/ mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



2 -"Nicanor" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



3 - "Ariovaldo" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



4- "Brandão" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



5- "Egberto" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 60 X 90 cm - 1993.



6 - "Erotildes" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



7 - "Joca" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



8 - "O Povo" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 80 X 70 cm - 1993.


9 - "Cabeça de Negro" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 65 X 65 cm - 1992

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Os Totens de 1992

Agora seguem as imagens dos demais totens, criados em 92. Estes já têm algumas referências a nossa própria cultura, sendo alguns deles até um pouco irônicos. Do ponto de vista plástico, apresentam cromatismo mais forte, grafismo muito acentuado e um trabalho de textura também intenso (nesta ocasião eu costumava acrescentar um pouco de areia à tinta para obter um aspecto áspero na superfície pictórica).

Com estas pinturas participei em 93 da exposição "Interações" na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Argentina, na Embaixada da Argentina em Botafogo (RJ), juntamente com dois colegas brasileiros e quatro argentinos. Sobre estes trabalhos e minha pintura de um modo geral o crítico e poeta Ferreira Gular, numa carta de apresentação dos artistas brasileiros à galeria, comentou:

"Ricardo Pereira segue outro caminho, colocando-se saudavelmente diante do fenômeno pictórico. Não indaga por sua validez, já que o prazer de criar, a imaginação gráfica e pictural governam a sua mão e seu espírito sem questionamentos. Também gravador, Ricardo transpôs para o quadro a linguagem gráfica da gravura, dando maior ênfase ao desenho, que no seu caso bebe em fontes primitivas, já seja da arte negra, já da arte infantil ou naif".



1 - "Fire Woman" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


2 - "O Transeunte" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


3- " O Transviado" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


4 - "A Mulata" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


5 - A Mulher de Linhas Puras" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


6 - "A Tímida" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


7 - "Cleópatra" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


8- "A Dona do meu Coração" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


9 - "Angústia" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


10 - "Os Envolvidos"- óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 2005.

Este último trata-se de um retorno ao tema, acontecido em 2005, atitude habitual minha como poderá ser observada no transcorrer das próximas postagens.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Cabeças e Totens - parte II (retomando o fio da meada)

Embora tenha encontrado em meu "baú" mais alguns trabalhos interessantes e avulsos de meados dos 80 ao início dos 90, para não perder o "fio da meada" vou retomar a série "Cabeças e Totens", postando agora imagens destes últimos.

Ainda que tenha chamado estas figuras de "totens", na verdade elas não tem relação direta com os totens cultuados por algumas tribos norte-americanas ou por culturas de outras regiões do mundo que os adoram em suas religiões. Na verdade chamei-os assim por serem figuras figuras alongadas (como os das culturas antigas) e com um estilo primitivo, mas com um toque de humor. As primeiras versões são mais simples que as posteriores, mais coloridas e complexas plasticamente.


1 - Totem Azul - óleo e pasta de cera sobre mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


2- Totem Amarelo - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


3- Grande Totem - óleo e pasta de cera s/mansonite - 50 X 120 cm - 1992.


4- O Taumatugo - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


5 - Black and White - óleo e pasta de cera s/mansonite - 1992.



6- Divindades Aquáticas - óleo e pasta de cera s/mansonite - 1992.

Estes totens e principalmente os dois últimos trabalhos desta postagem (as cabeças duplas) foram o ponto de partida para uma série muito grande de trabalhos (144) feitos em 2001 para um hotel nas Bahamas, o Pelican Bay Hotel, e posteriormente para uma série de trabalhos de cunho místico de 2004. Contudo, estas histórias contarei e ilustrarei em seu devido tempo.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Remexendo no Baú: Série "Pão de Açúcar" - 1985

Antes de prosseguir postando imagens do início dos anos 90, vou fazer um pequeno retorno para expôr algumas imagens de trabalhos meus, por mim recentemente reencontrados e fotografados. A começar pêlas três únicas pinturas da série "Pão de Açucar", pintadas em 1985, quando eu ainda estava trabalhando no atelier de pintura da EBA/UFRJ.

Faço isso porque gosto muito destes trabalhos, que têm afinidades com a série "Árvores" em seu expressionismo intenso, revelado tanto no impacto forte das das cores mas, principalmente, em relação ao seu gestualismo intenso.



1 - Pão de Açúcar I - óleo sobre mansonite - 90 X 60 cm - 1985.


2 - Pão de Açúcar II - óleo sobre mansonite - 90 X 60 cm - 1985.


3 - Pão de Açucar III - óleo sobre mansonite - 90 X 60 cm - 1985.