segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Aproveito o final de 2015 para atualizar o blog citando alguns eventos importantes com os quais estive envolvido. Participei de 5 exposições, sendo uma delas individual. A segunda do ano (a primeira foi "Memórias do Boto", comentada no post anterior) foi a coletiva "Rio Arte 45º" na qual expus pinturas junto com outros 13 artistas entre desenhistas, gravadores e pintores, ela ocorreu entre 28/03 e 26/04 no Espaço Cultural Laurinda Santos Lobo em Sta. Teresa. Seguem o convite e algumas imagens da abertura:



1 - Aspectos da abertura: gente bonita.



2 - aspectos da abertura: musica ao vivo de qualidade.

3 - Aspectos da abertura: eu e Bete nos divertindo com a obra o multi artista Deneir

4 - Aspectos da abertura: entre amitgos artistas.

5 - Aspectos da abertura: com a colega Bárbara Sotério.

6 - Aspectos da abertura: com o colega Marcio Goldzweig.

7 - Aspectos da abertura: Com amigos diante de meus trabalhos.

8- Aspectos da abertura: eu e minha obra.
9- aspectos da abertura; André de Miranda explicando suas xilos a uma admiradora.

10 - Aspectos da abertura: diante da parede do André de Miranda.


11 - Aspectos da abertura: e a música rolou solta.


12 - aspectos da abertura: Marcio e a curadora da exposição Eliane Santos. 

















A seguinte foi a minha individual intitulada "Exposição Cabeça" ocorrida entre 21/05 e 18/06. Nela expus trabalhos realizados neste ano que se ligam à serie de "Cabeças Afro-Brasileiras" que venho desenvolvendo há alguns anos. Seguem o texto da exposição escrito por mim, o folder e algumas imagens da abertura e de alguns trabalhos:



EXPOSIÇÃO CABEÇA

Apresento agora na Galeria Gotlib a Exposição-Cabeça, um conjunto de pinturas recentes que se inserem numa tradição que remonta a um passado bem distante, quando as culturas primordiais iniciaram a perpetuação da face humana através da arte.
Contudo, minhas “cabeças” e “figuras” não retratam um tipo especial de pessoa. Ao contrário, elas visam tanto alcançar a generalidade humana como servirem de argumento para o puro exercício pictórico-figurativo num contexto técnico-formal que geralmente está mais associado à pintura abstrata. Suas formas são bastante livres e suas referências estilísticas, numa releitura pessoal, originam-se tanto do repertório visual da arte africana quanto no da pintura figurativa do século XX.
O processo de construção destas imagens é um dos pontos mais importantes de todo o trabalho, pois me interessa que ele esteja visível ao observador em todas as suas etapas, as quais envolvem a preparação “aditivada” dos suportes e o uso de colagens tanto de tecidos variadamente texturizados como de peças de madeira sobre os quais, a partir dos quais e dentro dos quais surgem os meus personagens. Outros dois aspectos importantes que enfatizo nestas obras é o uso da cor saturada, mas sempre numa distribuição equilibrada dentro da composição, e a aplicação de recursos gráfico-decorativos que tendem a dinamizar fortemente o fundo e as próprias figuras, na maioria das vezes ligando-os de maneira intensa e indissociável.

Exposto desta forma tão racionalizada talvez pareça que o processo todo é igualmente muito racional, mas na verdade não é. Pois uma das coisas que mais prezo na arte é o desafio do imprevisto que se coloca para o artista a cada nova pintura, desafio este que deve se estender também ao público que se depare com ela, mas não para assustá-lo e sim atraí-lo para dentro da obra por mexer com sua imaginação e seus sentidos. É por isso que meu trabalho também tem um bom toque de improvisação, pois desta forma me sinto mais estimulado a realiza-lo.

Contudo, em meio a todo este exercício formal procuro nunca perder de vista o lado semântico da obra, pois, afinal, trata-se ainda de um trabalho figurativo com “figuras” e “cabeças” que, com base em tudo aquilo que foi utilizado para construí-las, precisam expressar algo, um sentimento, despertar a curiosidade, dialogar com o público também no plano simbólico. Talvez por isto o humor sutil torne-se a minha saída preferida, humor este que fica expresso seja nos exageros estilísticos e caricatos com os quais os elementos faciais são construídos, seja nos títulos que as obras recebem.

Assim, como que nascendo de uma espécie de “colcha de retalhos” – uma possível analogia que aponta para a interlocução do meu trabalho com a arte popular -, os caracteres reconhecíveis de uma cabeça surgem através de contrastes e semelhanças num jogo lúdico que mistura materiais, cores, texturas e formas. Com isso, enquanto artista, sinto-me realmente um criador, pois da minha mente, das minhas mãos e dos materiais reagrupados por elas, novas criaturas ganham vida no mundo, reivindicando o direito de trazer a sua própria mensagem plástica às mentes abertas e dispostas à recebe-la. Penso que esta é uma maneira pela qual a arte pode reconstruir o mundo – e preferencialmente para melhor.


Ricardo A. B. Pereira


1 - Ricardo Pereira - Aricrísio, acrílica e colagem sobre compensado, 108 X 80 cm, 2015.

2 - Ricardo Pereira - Marizéia, acrílica e colagem sobre compensado, 108 X 80, 2015.

3 - Ricardo Pereira - Nereida, acrílica e colagem sobre compensado, 160 X 70 cm, 2015.

4 - Ricardo Pereira - Aquanauta, acrílica e colagem sobre compensado, 160 X 70 cm, 2015.

5 - Ricardo Pereira - Fantasma, acrílica e colagem sobre compensado, 49,5 X 30 cm, 2014.


6 - Ricardo Pereira - Tapirobinho, encáustica e colagem sobre compensado, 54 X 50 cm, 2015.
7 - Ricardo Pereira - Claramunda, óleo, pasta de cera e colagem sobre mansonite, 138 X 60 cm, 2010.


8 - Ricardo Pereira - Damião, encáustica e colagem sobre compensado, 50 X 44 cm, 2015.


9 - Aspectos da inauguração: conversando com amigos.

10 - Aspectos da inauguração: conversando com a colega Tania Tostes.

11 - Aspectos da inauguração: Maria Rúbia, Bete, Adir Botelho e eu.

12 - Aspectos da inauguração: explicando detalhes de uma de minhas obras à amigos interessados.

13 - Aspectos da inauguração: conversa animada.

14 - Aspectos da inauguração: pose para a posteridade.

15 - Aspectos da inauguração: com André de Miranda, Claudia Tolentino e seu marido.

16 - Aspectos da inauguração: mais uma ótima foto para posteridade.

17 - Aspectos da inauguração: "deixa eu me ajeitar".


18 - Aspectos da inauguração: o criador e a criatura.
 Por agora é suficiente. Em breve postarei as fotos das demais exposições e outros eventos importantes para minha carreira ocorridos em 2015. Até já.

Nenhum comentário: