sábado, 6 de junho de 2015

BOTO MULATO NO PROJETO MEMÓRIAS DO BOTO

Estou participando como professor convidado do "Projeto Memórias do Boto", promovido por uma parceria entre o Parque Tecnológico e a Escola de Belas Artes, ambas instituições da Universidade Federal do Rio de Janeiro (http://memoriasdoboto.parque.ufrj.br/). Este projeto distribuiu 45 botos por toda a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, feitos de fibra de vidro, medindo cada um 2 m de altura, artisticamente trabalhados por professores, artistas convidados e alunos da EBA. O objetivo é a participação da UFRJ nas comemorações oficiais dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro.  Num segundo momento, os botos deverão ser espalhados no calçadão de Copacabana..

Para a realização dos trabalhos, os professores e convidados receberam um conjunto de de sinopses dos momentos mais importantes da História do Rio para que escolhessem um tema a ser desenvolvido em seus botos. Eu escolhi como tema o "Valongo" e a "Pequena África", ambos relacionados com a vinda dos negros da África como escravos e com o desenvolvimento de sua cultura aqui no Rio levando, entre outras coisas, à criação do samba carioca. Assim, criei o "Boto Mulato" que veste uma espécie de collant recoberto por imagens de escravos, sambistas, figuras e grafismos étnicos africanos, tudo bastante colorido. Levei todo o mês de fevereiro para realizar meu trabalho no qual utilizei materiais acrílicos desde a preparação da base, passando pela pintura e conclusão com acabamento em verniz acrílico. Desta maneira, fica assegurada uma boa durabilidade para o meu boto, o qual ficará exposto às intempéries.

Seguem as fotos do making off :



































































































No momento os botos foram retirados dos diversos pontos em que estavam na Cidade Universitária e concentrados no Parque Tecnológico da UFRJ. Futuramente, em data não determinada ainda, irão para a praia, ou melhor, para o Calçadão de Copacabana. Gostei muito de ter pintado este boto.

Nenhum comentário: