sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

POLÍPTICO MURAL: O QUE O POVO QUER SABER?

Durante as duas primeiras semanas de janeiro deste ano de 2013 realizei uma pintura mural no muro da residência onde moram minha irmã, Regilan, e minha mãe, D. Zezé. Como futuramente esta residência poderá se transformar num ponto de encontro para discussões sobre Teatro, que é a área de interesse profissional de minha irmã, propus como tema a criação de cinco "retratos afro-brasileiros" que funcionassem como "vizinhos" em diálogo e, ao mesmo tempo, fossem como atores mascarados em cena. Com a aprovação imediata da proposta, iniciei o trabalho.

O muro da fachada que foi usado como suporte é muito sólido e bem construído, medindo 1,54 X 6,86 cm. Ele apresentava uma abertura redonda de meia polegada para escoar a água da chuva, que foi fechada (a água da chuva agora é escoada por outra passagem fora do muro). Estava revestido por algumas camadas de tinta epóxi e acrílica na cor verde, resistentes mas desgastadas. Porém, a maior dificuldade a ser vencida seria a forte textura quadriculada apresentada pelo revestimento original feito com ladrilhos cerâmicos. Como esta textura me dificultaria muito a execução da pintura, decidi nivelá-la com massa acrílica de boa qualidade.

Os passos da preparação do muro antes da execução da pintura foram os seguintes:

1 - Lixamento de toda a superfície com lixa d'água visando remover as partes soltas da pintura verde existente, lavando-a abundantemente, a seguir, com água.

 2 - Aplicação, com rolo de lã, de duas camadas selador acrílico de boa marca comercial.

3 - Após demarcação das áreas das figuras, aplicação de duas camadas  massa acrílica de boa marca comercial, nivelando-as a seguir com lixadeira elétrica.

4 - Aplicação de nova camada de selador acrílico.

5 - Aplicação de uma camada de tinta acrílica na cor ocre, de boa marca comercial, visando dar um base de cor terciária para iniciar a pintura.

Após a realização destas etapas preparatórias, lancei o desenho, cujo projeto está apresentado mais adiante, e dei início a obra. Tive o cuidado de realizá-la segundo uma sequência bem ordenada, buscando manter sempre uma leitura clara do conjunto, deixando os detalhes individuais de cada figura para o final. Utilizei na pintura tinta acrílica para artistas de duas marcas nacionais muito conhecidas e de boa qualidade, vendida em potes plásticos. Após o término, apliquei uma camada de verniz acrílico para paredes, também de ótima marca comercial, protegendo a obra contra danos por um bom tempo.

A  sequência de fotos seguinte mostrará o andamento de todo o processo desde a preparação do muro até a sua conclusão:

1- Estado em que se encontrava o muro antes do início da preparação.

2 - Lixando o muro com lixa d'água.

3 - Detalhe do lixamento.

4 - Lavando o muro após o lixamento.


5 - Detalhe mostrando o forte relevo quadriculado do muro.


6- Aplicação de selador acrílico.

7 - Aplicação de selador acrílico.
8 - Aplicação de massa acrílica com desempenadeira de aço.

9 - Detalhe da aplicação da massa acrílica.



10 - Lixando a massa após a secagem total da mesma.


11 - Detalhe do lixamento da massa acrílica com lixadeira elétrica..


12 - Após a aplicação de uma camada de selador acrílico sobre a massa lixada, aplicação de base acrílica na cor ocre.

13 - Lançamento do desenho com lápis litográfico.

14 - Lançamento do desenho com lápis litográfico.

15- Lançamento do desenho com lápis litográfico.


16 - Lançamento do desenho com lápis litográfico.

17 - Lançamento do desenho com lápis litográfico.

18 - Lançamento do desenho com lápis litográfico.



19 - Muro com o desenho lançado.

20 - Ricardo A. B. Pereira -"O Que o Povo Quer Saber?" projeto para políptico mural, lápis de cor sobre papel milimetrado, 8,5 X 42 cm, 2013.


21 - Lançamento da segunda cor - "céu" da paisagem do fundo.
22 - Lançamento da terceira cor - "colinas" da paisagem do fundo.


23 - Lançamento parcial das cores do fundo e das figuras.


24 - Conclusão da primeira etapa da pintura com o lançamento completo de todas as cores do fundo e das figuras.



25 - Trabalhando nos detalhes de uma das figuras.


26 - Trabalhando na passagem de tom no "céu " ao redor de uma das figuras.


27 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?", políptico mural, tinta acrílica, 1,54 X 6,86 cm, 2013. (mural concluído)






28 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?", políptico mural, tinta acrílica, 1,54 X 6,86 cm, 2013 (mural concluído - vista frontal da fachada).

29 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?", políptico mural, tinta acrílica, 1,54 X 6,86 cm, 2013 (mural concluído - vista lateral da fachada).

30 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?", políptico mural, tinta acrílica, 1,54 X 6,86 cm, 2013 (mural concluído - vista lateral da fachada).



31 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?" Políptico mural,  Figura 1.

32 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?" Políptico mural,  Figura 2.

33 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?" Políptico mural,   Figura 3.

34 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?" Políptico mural,   Figura 4. .






35 - Ricardo A. B. pereira - "O Que o Povo Quer Saber?" Políptico mural,   Figura 5.


36 - Detalhe.

37 - Detalhe.



38 - Detalhe.

39 - Detalhe.






40 - Detalhe.

41 - Detalhe.





42 - Detalhe.

43 - Detalhe.
44 - Detalhe.

45 - Detalhe.

46 - Detalhe.

 47 - Detalhe.












Durante a execução da pintura a curiosidade dos vizinhos e dos passantes foi muito despertada. Todos queriam saber o que viria a funcionar na casa, se seria escola, creche, igreja (?!), salão de festas. Ficavam surpresos ao saberem que, por enquanto, a casa continuaria sendo apenas uma residência familiar. Pensando nisso - e nas perguntas do tipo: "são egípcios?", "são carrancas?" "São maçons?" "São capetas"? -, resolvi intitular o trabalho como "O Que o Povo Quer Saber?". Enfim, é uma obra aberta as mais variadas leituras como tudo o que faço. Todavia, tem como base a nossa ancestralidade africana, a Cultura Popular Brasileira e algumas referências composicionais à pintura do Renascimento.

Pelos comentários que obtive espontaneamente da maioria dos que pararam para falar comigo, pude concluir que o trabalho agradou aos vizinhos e ao povo que passa por ali diariamente. Sendo assim, acredito que esta pintura, por sua estranheza naquele ambiente simples e suburbano, marcou o espaço, introduzindo um elemento novo e chamativo para o local. Além disso, eu creio, acrescentou um toque de humor não só á residência da minha família como à toda rua, obrigando as pessoas a saírem, mesmo que rapidamente, de suas rotinas e a se aproximarem de um universo diferente do cotidiano - o universo da arte.

Fiquei muito feliz por ter podido concluir este políptico mural, que mesmo tendo sido feito com muita pressa (por causa de outros compromissos urgentes), atingiu seu objetivo maior que era o de transformar para melhor a fachada da casa e, por conseguinte, o ambiente ao redor.

É neste sentido que sempre afirmo: a Arte pode melhorar o mundo.


6 comentários:

Graça Gama disse...

Ficou muito bom! A história das pessoas querendo saber o que seria também é bem interessante, você conseguiu despertar a imaginação e a curiosidade dos passantes! Parabéns!

Graça Gama disse...

Ficou muito bom! A história das pessoas querendo saber o que seria também é bem interessante, você conseguiu despertar a imaginação e a curiosidade dos passantes! Parabéns!

Graça Gama disse...

Ficou muito bom! A história das pessoas passando e perguntando o que seria também é bem interessante. Você conseguiu despertar a imaginação e curiosidade das pessoas que por ali passam. Isso mostra que a arte, mesmo contemplativa, também leva o expectador a refletir e desperta sua criatividade. Parabéns!

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado, Graça. Despertar a curiosidade das pessoas e fazê-las vivenciar a arte, mesmo que num breve momento de sua caminhada, foi meu objetivo principal. Minha mãe e minha irmã tem me dito que todo dia tem alguém querendo saber o que vai acontecer ali e se surpreendem ao saber que, por enquanto, a residência vai continuar sendo residência, que o muro foi feito "apenas" para dar uma nova vida à casa. Enfim, parece que estou mexendo com a imaginação do povo, por isso pergunto: "o que o povo quer saber?" -rs,rs,rs- Um abraço.

Personnalité Artesanato disse...

Ver o seu trabalho exposto de forma transparente em sua mensagem muito agrada.
Apesar da minha pouca sensibilidade de perceber a msg transmitida na sua intensidade, ainda assim, me leva a indagar sobre o tema tão claro e tão verdadeiro no coração de cada um; independente da cor, credo ou religião queremos alguma coisa. Parabéns!
Li sobre algumas técnicas e gostaria de salber mais. É possivel me enviar um email para mim? Personnaliteartesanato@gmail.com.
Desejo todo sucesso a vc.

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado, Personalité Artesanato.A arte sincera sempre toca o coração das pessoas. Sucesso para você também.