domingo, 23 de setembro de 2012

PAISAGENS PERIFÉRICAS

 Ricardo A. B. Pereira, "Entardecer na Praia das Pedrinhas", óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado, 64,5 X 46 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira, "Montanha no caminho para Mauá", p. de cera e óleo s. tela colada em mansonite, 47 X 39 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira, "Muro de Hera em Mauá", p. de cera e  óleo s. tela colada em compensado, 55 X 40 cm, 2012.


Ricardo A. B. Pereira, "Rio Preto em Mauá". óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado, 29 X 48,5 cm, 2012 - v. 2
Ricardo A. B. Pereira, "Passeio no Fonseca III", óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado, 57,5 X 78,5 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira, "Passeio no Fonseca IV", óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado, 48 X 51,5 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira, "Passeio no Fonseca V", óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado,  46 X 39 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira, "Passeio no Fonseca', óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado, 48 X 43 cm, 2012.
Ricardo A. B. Pereira, "Passeio no Fonseca II", óleo e p. de cera sobre tela colada em compensado, 45,5 X 67 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira, "Poente na Ilha do Fundão", p. de cera e óleo sobre tela colada em compensado, 66 X 50,5 cm, 2012.




Após concluir o mestrado em Artes Visuais na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte, defendendo no dia 21/09/2012 a dissertação "Canudos - Tragédia e Arte na Xilogravura de Adir Botelho" - que foi aprovada e indicada para publicação - retorno ao blog, depois de longa data, para postar algumas obras novas. Estes trabalhos reunidos sob o título "Paisagens Periféricas" foram, em sua maioria, realizados nos intervalos das minhas pesquisas teóricas ou dos períodos de escrita das monografias de disciplinas e da dissertação. Foram, portanto,criados com o intuito principal de descanso e relaxamento da mente.
Por este motivo, escolhi pintar paisagens, gênero que já abordei em outros momentos e do qual já postei aqui alguns exemplos criados por mim (a série “Trancoso” e outros exemplos). 

Como não me considero um especialista em paisagem vejo estas pinturas como exercícios interessantes que me proporcionaram a oportunidade de experimentação de técnicas e de abordagens pessoais. Algumas delas (ou todas) resultaram um tanto “ingênuas” em sua aparência, mas isto é, talvez, uma característica do meu trabalho na maior parte do que faço (pintura, cerâmica, xilogravura), contra a qual não me indisponho, considerando-a como um fato consumado - está em minha veia de artista "com um pé" na Arte Popular (aliás, este foi um dos temas abordados em minha dissertação ao analisar a xilogravura de Adir Botelho).

O título geral “Paisagens Periféricas” refere-se a locais periféricos ao grande centro urbano próximo do qual resido, a cidade do Rio de Janeiro.  São imagens de recantos do bairro do Fonseca em Niterói (RJ), que costumo percorrer a pé, de passeios na localidade de Mauá, perto de Resende (RJ) e até uma vista da Praia das Pedrinhas em São Gonçalo (RJ),  local que me trás boas recordações da infância.

Enfim, são trabalhos despretensiosos, realizados principalmente pelo prazer de pintar e de construir através da pintura uma leitura pessoal de localidades simples, mas que guardam um beleza natural que me toca e que me faz tentar perpetuá-la através dos meus pincéis e espátulas. São, desta maneira, coloridos, alegres e vibrantes porque é assim que vejo a natureza e a vida.

Pretendo realizar outras paisagens e assim que estiverem prontas serão postadas aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ricardo
Fiz gravura na Eba e fui aluna de Adir Botelho.Gostaria de ter a oportunidade de ler sua tese de mestrado,assim que a tiver em pdf será que poderia me enviar por email?
Parabéns e obrigada
Paola Sarlo
paola@ideafix.srv.br