Dando continuidade aos "Sonhos Tropicais" chegou a vez dos temas MITOLÓGICOS.
1 - "Leda e o Cisne" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 70 cm - 1996.
2- "A Sereia" - óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1996.
3- "O Julgamento de Paris" -óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1996.
4- "Teseu e o Minotauro" - óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1996.
5- "Adão e Eva"- óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1996.
6- "A Vênus da Quitinete" - óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1996.
7- "Estranho Velório" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 70 X 100 cm - 1996.
A Mitologia Greco-Romana é um assunto que me interessa desde a adolescência e por isso tem aparecido como tema de alguns dos meus trabalhos desde aquela época.
Na versão "Sonhos Tropicais" ela ganhou uma feição mais gaiata, onde a minha intenção era mais a de ironizar do que ilustrar o mito mencionado.
Do grupo acima apenas "Adão e Eva" e "Estranho Velório" não fazem parte deste gênero de mitologia, sendo que esta última está dentro do chamado mito moderno dos OVNIs (outro assunto que me interessa muito).
Em "Leda e o Cisne" (quando Zeus transforma-se num cisne para possuir a ninfa Leda), a personagem feminina dança um "samba" muito agitado, tendo como primeiro plano uma natureza-morta (no mesmo nível de importância do tema central) e ao fundo uma janela que se abre para uma paisagem marinha ao por do sol. É tudo puro delírio e fantasia, onde o gesto brusco de Leda quebra o ar estático da cena.
Ulisses pediu para ser amarrado ao mastro de seu navio, enquanto seus marujos remavam com os ouvidos cheios de cera para não ouvir o famoso canto da "Sereia", que aqui é uma doce ruiva, que muito concentrada penteia seus longos cabelos cor de laranja, sentada sobre uma rocha, iluminada pela lua e cercada pelo mar. Ao fundo vêem-se os restos de barcos destruídos contra as rochas, vítimas do seu encantador e mortal canto.
Em o "Julgamento de Paris" vemos o mancebo de costas a escolher entre as 3 belas deusas qual vai ganhar o pomo de ouro. Escolha difícil... (a guerra de Tróia nasceu desde interessante episódio ligado à vaidade feminina).
Dentro do Labirinto uma cena de luta se desenrola entre "Teseu e o Minotauro". Este curioso quadro é um dos poucos que pintei abordando diretamente um cena de violência (mesmo que seja contra um monstro).
Os pais da humanidade, "Adão e Eva", estão num lindo idílio amoroso. Mas a serpente, atenta, já oferece a mortal maçã ao ingênuo casal. O final desta história todos já conhecemos.
Um ET jáz ao chão, cercado por figuras populares e por um anjo na pintura "Estranho Velório". O que simbolizará esta curiosa cena?
No próximo episódio postarei os grandes formatos.
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