segunda-feira, 23 de junho de 2008

1996/7 - S. Tropicais - Grandes Formatos

Agora chegou a vez dos GRANDES FORMATOS, da série Sonhos Tropicais, serem mostrados a vocês. Foi neste conjunto de pinturas onde aconteceram os maiores improvisos na construção da composições e do temas. Aqui, como comentei no primeiro texto desta série de postagens, comecei com exercícios de desenho quase que totalmente aleatórios, dos quais fui juntando partes diferentes para montar cada uma das pinturas apresentadas. Os títulos surgiram depois dos quadros prontos, alguns deliberadamente abertos para provocar a imaginação do expectador.

A técnica pictórica continuou sendo a "pseudoencáustica" (ou pasta de cera como a chamo atualmente) combinada com tinta a óleo ou apenas pigmentos, tudo sobre suporte rígido (mansonite montado em chassis de madeira). O contexto plástico também se matem: grafismo acentuado, claro-escuro exagerado e cromatismo intenso.


1- "A Pescaria - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 120 X 61 cm - 1996.


2- "As Mulheres Liberadas" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 90 cm - 1996.


3- "Cobras e Fenômenos" - óleo e pasta de cera s/mansonite -122 X 85 cm - 1996.


4- "Contato Imediato!" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 113 X 91 cm - 1997.


5- "História de pescador" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 80 cm - 1997.


6- "O Clube dos Mascarados"- óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 90 cm - 1997.


7- "Pit Stop" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 x 90 cm - 1997.


8- "Os Adoradores do Crepúsculo"- óleo e pasta de cera s/mansonite - 122 X 80 cm - 1997.

Considero estas pinturas como muito associadas ao Surrealismo, embora pintadas de forma expressionista. Nelas a ironia, a brincadeira e a farsa predominam, possibilitando as leituras mais variadas. Este é o contexto que procurei desde o início desta série e acredito ter encontrado em mior intensidade nestas pinturas. Mas vou me abster de fazer comentários individualizados sobre elas, para que o visitante possa fazer a suas próprias leituras sem ser induzido por mim.

Em 97 ainda pintei um grande painel tríptico e uma "Vênus" dentro destas características, mas eles foram feitos durante um concurso para professor de pintura da EBA/UFRJ; esta história vou contar na próxima postagem. Em 2000 retornei a esta série em cinco novas pinturas de grande formato, com algumas mudanças plásticas. Na hora certa também postarei estes trabalhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola! ja achava sua ceramica dez , mais agora seus quadros são barbaros abraços yvonne