domingo, 11 de julho de 2010

QUATRO AMIGOS AFROBRASILEIROS

Retomando a série de pinturas sobre o tema "Afrobrasileiro", seguem agora quatro obras que acabei de realizar, as quais pretendo expor no próximo ano em uma galeria física (juntamente com as demais da série). Como as outras, estas foram desenvolvidas com bastante liberdade criativa a partir das formas "afro". Meu interesse é sempre experimentar possibilidades em relação ao desenho, cores e texturas, inserindo o tema neste contexto de experimentação plástica, de maneira que forma e significados se equilibrem em interesse perante o observador.

Para tanto, iniciei estas pinturas com a colagem sobre o suporte de tecidos com texturas e formatos diferentes entre si, já criando um jogo dinâmico de formas abstratas em relevo. Sobre estes relevos (preparados com uma base acrílica branca) lancei com têmpera de caseína as cores iniciais e o desenho das figuras, concluindo cada trabalho sempre com camadas de pasta de cera (“encáustica fria”). Estas cores iniciais ou posteriores não foram resolvidas em estudos preliminares (o desenho, sim), mas decididas na hora, após alguns momentos de concentração. Isto torna todo o processo criativo bastante interessante, aonde conhecimento e intuição trabalham em conjunto (como sempre deve ser). O resultado, desta maneira, tende a ficar muito vibrante. Mas além da vibração das cores, me interessa também criar um ritmo gráfico intenso através da introdução de linhas fortes, pequenos traços, pontos e achuras característicos do meu estilo de uma forma geral.

Por fim, no caso destas pinturas, se comparadas com as anteriores desta série, temos uma "planaridade" maior, pois em nenhuma delas trabalhei o elemento formal "volume" (luzes e sombras). Desta maneira, ficam ressaltados neste aspecto o volume verdadeiro dos tecidos colados contra a superfície plana do suporte na qual se inserem as figuras desenhadas.

Portanto, pode-se “entrar” nestas pinturas por vários caminhos de acordo com a sensibilidade, os interesses e a imaginação de cada observador.


1- Ricardo Pereira - "Carolina -Mulata no Samba" - Colagem, têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 138 X 60 cm - 2010.


2- Ricardo Pereira - "Agnaldo com Vestido Novo" - Colagem, têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 138 X 60 cm - 2010.


3- Ricardo Pereira - "João Peladão" - Colagem, têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 138 X 60 cm - 2010.


4- Ricardo Pereira - "A Beleza de Adméia" - Colagem, têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre mansonite - 138 X 60 cm - 2010.


5- Ricardo Pereira - "Os Quatro Amigos" - 2010.

2 comentários:

balbi lopez disse...

Noraboa polos catro amigos!!!
Un traballo xenial, as cores son de unha beleza impresionante e os planos con que formas esas figuras teñen dinamismo e moita forza expresiva.
Unha aperta!

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Balbi ("Estrela").

"Unha aperta" para você também.

Ricardo A. B. Pereira