sexta-feira, 25 de junho de 2010

MAIS ALGUNS CROQUIS E XILOS - MEU PAI E EU

Já que venho falando de croquis, vou postar agora mais alguns desenhos e algumas xilogravuras (acabadas). O primeiro desenho é o retrato do meu pai, Dr. Antonio Ermengildo Pereira, feito em 1999. Tenho um apreço forte por este trabalho, pois sinto que consegui captar com muita precisão não só o tipo físico do meu pai quanto um pouco do seu caráter bondoso, íntegro e firme, alguém que (juntamente com minha mãe) lutou muito sua vida toda para dar uma vida dígna à família e sempre me apoiou e incentivou (assim como aos meus irmãos). É, portanto, um singela homenagem de filho para pai.

Os demais desenhos são meus "autoretratos" em várias versões. Talvez por estar chegando aos 50, venho tendo esta vontade de ficar observando no espelho a passagem do tempo em minha face, mas buscando fixar este momento não como alguém que se preocupa por estar ficando velho, porém simplesmente para registrar e também, porque não?, brincar um pouco com a prória máscara.

As xilogravuras tem o mesmo espírito, sendo também uma oportunidade de estudar a alguns procedimentos técnicos.

Enfim, estas são as minhas caras.


1- Ricardo pereira - "Meu Pai - Dr. Ermenegildo Pereira" - desenho a lápis 8B - 1999.


2- Ricardo pereira - "Autoretrato Frontal" - Desenho a laís 8B - 2010.

3- Ricardo pereira - "Autoretrato Olhando de Lado" - Desenho a lápis 8B - 2010.


4- Ricardo Pereira - "Autoretrato com gorro Afro" - Desenho a lapis 8B - 2010.


5- Ricardo Pereira - "Autoretrato Barbado e Cabeludo" - Desenho a lapis 8B - 2010.


6- Ricardo Pereira - Eu e Karina - Desenho a lapis 8B - 2007.


7- Ricardo Pereira - "Autoretrato: O Terceiro Olho" -Desenho a lapis 8B - 2010.


8- Ricardo Pereira - "Autoretrato: Signo Facial" - Desenho a lapis 8B - 2010.


9- Ricardo Pereira - "Autoretrato: Cara de Bolacha" - Desenho a lapis 8B.


10 - Ricardo Pereira - "Autoretrato" - Xilogravura - 2006.


11- Ricardo Pereira - "Autoretrato" - Xilogravura - 2006.


12- Ricardo Pereira - "Autoretrato" - Xilogravura - 2006.

13- Ricardo Pereira - "Autoretrato
Pós-neo-Cubo-Expressionista" - 1992.

14- Ricardo Pereira - "Autoretrato com Máscara" - Xilogravura - 1992.


15- Ricardo Pereira - "EU" - Xilogravura - 1995.

6 comentários:

Francisco Domínguez Penis disse...

Ha sido un verdadero placer visitar estas páginas amigo Ricardo, hablan de tu sensibilidad y amor al trabajo. Enhorabuena.

Ricardo A. B. Pereira disse...

Gracias, Francisco Dominguez por seu gentil comentário.

Saludos.

Ricardo A. B. Pereira

Lima disse...

Ricardo, parabéns pelo teu trabalho. Uma página para ver e rever.

Liliana disse...

Ricardo, me dio gusto ver tus trabajos, son muy lindos y como dice Francisco encuentro sensibilidad en ellos

Un saludo

Liliana

Ricardo A. B. Pereira disse...

Olá, Lima. Obrigado pelo comentário. Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira disse...

Gracias Liliana. Saludos.