quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Xilogravura VII

25 -"Auto-retrato" II - xilogravura p 2007.

26 -"Auto-retrato" III - xilogravura - 2007.

27 -"Auto-retrato I - xilogravura - 2007.

28 - "Retrato de Mariana" - xilogravura - 2007.

29 -"Retrato de Daniel" - xilogravura -2007


Concuindo esta breve abordagem da minha xilogravura, seguem alguns retratos que fiz recentemente, em maio /junho deste ano, para um evento ocorrido em Niterói (RJ) de arquitetura e decoração, para o qual fui convidado a participar, fornecendo criações artísticas. São retratos de 3 arquitetos (um deles é o de Lúcio Costa) mais o meu autoretrato. Infelizmente o retrato de Lúcio Costa não pode ser exposto no ambiente criado, que era um restaurante cujo design homenageava a arquitetura do século XX (a Arquitetura Moderna), por falta de permissão pelo curador do referido arquiteto homenageado (e por este motivo não o postarei aqui). Os outros dois arquitetos são os criadores do ambiente, Mariana e Daniel.

Por coincidência, antes de receber o convite para fazer estes retratos, eu estava trabalhando nuns "retratos" e "cabeças" xilográficos para uma exposição que acabou não ocorrendo. Este trabalhos são completamente diferentes dos postados agora, pois não retratam ninguém especificamente, alguns tendo como fonte de inspiração as máscaras africanas. Quando eles estiverem acabados, também vou posta-los (tive que interromper sua criação para atender a outros trabalhos profissionais).

Com esta postagem dei uma amostra da minha xilo. No futuro retornarei ao tema com outras xilos e algumas litografias que produzi também na EBA.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
seu trabalho e postura diante a arte, são incentivos para que continuemos a luta.Parabens!!!
Frazão

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado, Frazão. Você, assim como eu e tantos outros artistas, sabe que para levar uma carreira e um trabalho adiante é necessária uma grande perseverança. Os obstáculos são muitos e só superáveis por quem realmente gosta do que faz e é movido mais pelo coração do que pela razão. Continuemos a luta!

Um grande abraço!