quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Xilogravuras V

16 -"Sun Bay"- xilogravura, 1989.

17 -"Hoje o Mar não Está Para Se Pegar Jacaré" - xilogravura, 1989.

18 -"Entardecer na Praia" - xilogravura - 1989.

19 - "O Intrépido" - xilogravura - 1989.



Seguindo em frente com o tema da xilogravura, aqui estão mais alguns trabalhos dos muitos que possuo nesta técnica, desta vez produzidos no final dos anos 80.

Estas xilos têm como tema paisagens relacionadas com o mar (marinhas). A primeira delas foi criada a partir de uma encomenda específica que me foi feita por um francês, através de uma marchand com que eu trabalhava nesta época. Ele queria algo relativo ao mar, mas o curioso foi que o título original dado a esta primeira gravura da série ("Sun Bay") desagradou-o muito, porque lhe parecia "esta mania que temos aqui no Brasil" de dar nomes em inglês para tudo. Eu também não gosto disso mas, no caso em questão, dei este título principalmente por acha-lo muito sonoro. Todavia, para não desagradar o cliente, apaguei o título em inglês gravado na matriz e o traduzi para português. Depois me arrependi (eu sou o dono da minha obra e dou os títulos que achar que devo dar!) e voltei atrás, mantendo o título original.

As demais gravuras (como a primeira) me serviram como ótimos exercícios para estudar os efeitos de luz e sombra através da técnica da xilogravura, onde a luz pode ter características realistas ou ser puro elemento plástico, abstrato, jogando em intensidades variadas com o preto (sombra/negro). Todos os personagens e situações foram gravados tendo como fonte desenhos que fiz em passeios à praia com minha esposa e filha. Comparadas com as gravuras anteriores (Xilogravuras III), estas têm um aspecto muito mais tranquilo, não apresentando o amargor angustiado daquelas.

Nenhum comentário: