quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Figuras Mironianas




Pintei vários outros trabalhos a partir do tema do "Mar dos Supersargaços" mas depois minha curiosidade por experimentar cada vez mais novas possibilidades técnicas e por abordar linguagens diferentes me fez enveredar em pouco tempo por vários caminhos diferentes.

Então fui abrindo frentes de trabalho, em cada uma pintando séries de dez ou mais quadros e depois mudando para outra experimentação. Como ficava muito à vontade no atelier da EBA (embora também continuasse pintando também em casa), fazia o que me vinha à cabeça sem muita preocupação com nota ou aprovação (felizmente, de um modo geral, os professores gostavam do que eu fazia). Desta fase, entre 1984 e 85 são os trabalhos postados a partir de agora.

Os primeiros 3 são influenciados pelas pinturas de Miró, tanto nas cores quanto nos grafismos.

Os seguintes talvez tenham vagamente alguma coisa com Klee (umas figurinhas que têm também relação com "Os Sábios", quadro já postado aqui no blog). Chamei a esta série de "Bestiário" .
Muito relacionados com "O Bestiário" são os 3, chamados de "Etruscos" por um dos meus professores da época. Mas prefiro chama-los de "Boissurubá".

A seguir vêm os dois retratos da Bete (minha esposa), que pintei quando começamos a namorar (ela era de uma turma à frente da minha) e que são pura fantasia apaixonada. Coloco com estes trabalhos alguns outros que de certa forma são "retratos" bastante curiosos pintados nesta época.
Por fim exponho a série de "Paisagens", onde árvores estilizadas são o tema central.

Todos foram pintados com tinta a óleo sobre mansonite (a "figura Mironiana III" foi pintada sobre papelão) sendo suas medidas de pequeno à médio formato. Alguns são muito empastados, já outros combinam tinta liquefeita jogada sobre o suporte com empastamentos. E existem trabalhos esgrafitados (já denunciando minhas experiências iniciadas nesta época com a xilogravura). Relacionando todos eles estão as cores sempre intensas, as variações de textura e os efeitos gráficos. Enfim, embora muitos sejam diferentes uns dos outros, são todos meus filhos queridos.
Figura Mironiana (I, II e III, óleo sobre mansonite, 1985).

3 comentários:

Anônimo disse...

Esses são intelectuais. parecem do futuro! seilá... parecem "chips"(o 1º e o 2º. legausão! uma viagem!

Anônimo disse...

Oi, Ricardo!Se Miró visse suas Figuras Mironianas, diria que vc pretendeu (e conseguiu!)estabelecer entre elas e quem as vê comunicações, dialógos. A figura central vibrando a partir das suas ventosas coloridas, expressam bem essa intenção..maravilhosas! As cores tansmitem calor e harmonia...nos deixa bastante confortáveis pra apreciá-las...muito convidativo!

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Lenir. É bom saber que minha obra é "convidativa". Esta característica é fundamental numa obra de arte, pois nós só vamos até alguém ou algo que não conhecemos se formos convidados.

Um abraço.