domingo, 17 de junho de 2007

Pintura, cerâmica,xilogravura e escultura - facetas de uma só arte



Hoje, aos 46 anos, revendo meu percurso artístico, sou capaz de enxergar com clareza todo o caminho percorrido, percebendo o quanto criações que eu considerava como muito diferentes entre si são, na realidade, irmãs, ainda que realizadas em gêneros diferentes de arte. Tal fenômeno se dá porque, sempre fui fiel as minhas intuições e convicções íntimas, nunca aderindo às influências ou modismos que me desviassem daquilo que sou como pessoa.

Mas tudo começou a partir da pintura, que para mim, era a única "grande arte", aquela a qual deveria me dedicar inteiramente. Contudo, no contato com o mundo acadêmico, através da graduação na EBA/UFRJ, descobri outras possibilidades de expressão igualmente poderosas e instigantes, a começar pela cerâmica e, a seguir, pela xilogravura. A escultura veio um pouco depois, em decorrência das minhas experiências com a argila no campo do tridimencional.

E o mais interessante em tudo isso é que em cada um destes gêneros, dentro de cada um deles, existem várias fases distintas, caminhos iniciados e só parcialmente trilhados, mas que no fim parecem sempre levar um contexto, a um mundo, a uma visão-de-mundo - a minha.

Esta coerência é fundamental, pois denota uma linguagem própria, um jeito pessoal de comunicação, através de uma forma contundente que pode passar um ou vários conteúdos, sejam eles de teor extra -plásticos ou puramente plásticos.Isto sem que haja repetição, sem maneirismos entediosos, pois arte que se repete deixa de ser arte para virar simples manufatura de objetos.

Por isso me considero um artista multifacetado mas coerente, que procura dar o seu "recado" ao mundo de uma forma particular, inspirada e inspiradora, através de imagens que propaguem beleza, força, fé na vida, confiança, esperança e a intenção de ativar aquele lado sonhador e mais interessante que existe dentro de todos nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ricardo, o seu trabalho é muito bom, gostaria de saber se você da cursos.
Grata

Ricardo A. B. Pereira disse...

Olá, cara anônima, obrigado. Minha atuação como professor acontece na EBA/ UFRJ, onde venho lecionando como professor substituto desde 95. Lá trabalhei em disciplinas do curso de Pintura e, no último contrato (2006/7), para o curso de Escultura, em "Modelagem".

Fora da EBA dei aula uma vez, de Cerâmica, num atelier onde trabalhava em sociedade com outros ceramistas, que ficava em Laranjeiras (RJ)em 89/90. Também em 2000/1 dei aula de Cerâmica e "Técnicas e Materiais da Pintura" num atelier da Barra, chamado "Oficina das Artes".

Atualmente não estou lecionando em nenhum lugar, mas sigo produzindo meus trabalhos de pintura e cerâmica, enquanto me preparo para fazer um concurso para professor em um novo curso de Licenciatura em Artes que está para começar.

Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira