quinta-feira, 6 de junho de 2013

GENTE AFRO-BRASILEIRA - XILOGRAVURAS

Já faz um bom tempo que não posto nada a respeito das minhas gravuras, por isso vou postar agora uma série recente de xilogravuras cujo tema, mais uma vez, trata da “máscara afro-brasileira”.  Em outras ocasiões, mostrando aqui pinturas e, no meu outro blog, esculturas de minha autoria, expliquei o que pretendo com estes trabalhos e como entendo este tema. Mas não me custa voltar a falar do assunto. Não é nenhuma novidade a participação histórico-cultural da África em nossa formação como povo; os exemplos abundam e não vou aqui citá-los porque são do conhecimento de todos. Todavia, por isso mesmo, na maioria das vezes, passamos “batidos” por estas manifestações e não nos damos conta do quanto somos parte delas. Então, enquanto artista e afro-descendente resolvi, já faz um bom tempo, explicitar estes nossos laços ancestrais através da minha arte. Por isso, partindo das máscaras e esculturas africanas, crio os meus personagens afro-brasileiros de um jeito bastante livre e pessoal.

Logicamente não é possível que se ignore os aspectos simbólicos que estas referências trazem para o meu trabalho, contudo eles não são propositalmente buscados. Estas figuras, desta maneira, não representam entidades das religiões afro-brasileiras. Para mim elas são personagens comuns do nosso dia-a-dia que carregam nomes comuns (alguns nem tanto), cujo principal interesse que possuem está em seu aspecto plástico. Com isso quero dizer que o que mais me interessa ao realizar estes trabalhos (sejam gravuras, esculturas ou pinturas) é o exercício criativo tendo como base a linguagem da arte africana em seus diversos aspectos, principalmente em seu poder de síntese da forma humana. Por outro lado, o jogo com a forma geralmente me leva a resultados um tanto cômicos e irônicos que considero como marca do meu trabalho. Este é, um aspecto “espiritual” que emerge destas formas. Pois, pensando de uma forma geral sobre a arte, acredito que ela tenha um potencial transformador sobre a vida, positivo e para melhor. Sendo assim, estas minhas criaturas são seres afro-brasileiros bem-humorados (na maioria das vezes), vivendo suas vidas da mesma forma que cada um de nós vivemos diariamente as nossas .


Portanto, vamos a elas, desta vez em sua apresentação xilográfica:

Ricardo A. B. Pereira - Aparício, xilogravura, 41,5 X 29 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Bete, xilogravura, 42  x 29 cm, 2013.
Ricardo A. B. Pereira - Felisberto, xilogravura, 42 X 28,5 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Felícia, xilogravura, 41,5  x 28,5 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Gumercindo, xilogravura, 42 X 29 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Jamilson, xilogravura, 42 X 29 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Joca, xilogravura, 40 X 27,5 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Jonas, xilogravura, 41 X 29 cm, 2013 .

Ricardo A. B. Pereira - Laurentino, xilogravura, 40 X 27,5 cm, 2013 .

Ricardo A. B. Pereira - Lopes, xilogravura, 42 X 29 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Mariano, xilogravura, 38,5 X 27 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Matilde, xilogravura, 46 X 31 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Plínio, xilogravura, 39,5 X 24,5 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Reinaldo, xilogravura, 41,5  x 29 cm, 2013. 

Ricardo A. B. Pereira - Rodolfo, xilogravura, 45,5 X 31 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Silva, xilogravura, 38,5  x 28 cm, 2013.

Ricardo A. B. Pereira - Zé Roberto, xilogravura, 39,5  x 24,5 cm, 2013. 

Ricardo A. B. Pereira - Paulão, xilogravura, 42 X 29 cm, 2013.

Até a próxima.

Nenhum comentário: