quarta-feira, 10 de março de 2010

Pequenos Painéis de Azulejo

Embora a azulejaria seja um tema relacionado diretamente à arte da cerâmica e, portanto, comentado em meu blog específico sobre este assunto ( http://rpceramica-arte.blogspot.com/ ),vou postar aqui as imagens de cinco pequenos painéis criados em 2004, mas só agora montados e apresentados em moldura de madeira (menos o primeiro). Os motivos são dois: o primeiro é que apesar de possuirem suporte cerâmico (o azulejo), são principalmente pintura sobre uma superfície plana; o segundo motivo é que três destes painéis abordam o tema da afrobrasilidade, a qual venho explorando mais amiúde.

Os outros dois painéis remetem também a nossa formação cultural, porém àquela vinda da Europa, através dos holandeses que durante o século XVII tomaram conta do que hoje é o estado de Pernambuco (por sinal onde nasci); inspiram-se livremente, portanto, em pequenos azulejos figurativos criados por aqueles conquistadores e presentes no Convento de Santo Antonio do Recife.



1- "Cabeças Negróides - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900° C - 30 X 30 cm - 2004.


2- "Máscara Afrobrasileira" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900° C - 30 X 30 cm - 2004/10.


3- "Composição na Sala de Visitas" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900°C - 30 X 30 cm - 2004/10.



4- "Temas Marinhos Holandeses" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900º C - 30 X 30 cm - 2004/10.


5- "Monstros Marinhos Holandeses" - pintura sobrevidrado em azulejo - queima de 900° C - 2004/10.



6- Detalhe I.



7- Detalhe II.


8- Detalhe III.


9- Detalhe IV.


Outros painéis deste tipo e com outros temas, compostos por apenas 4 peças, poderão ser vistos no link mostrado acima (em "postagens mais antigas" ou no "histórico do blog").

6 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, Ricardo!
vc sempre se superando!!!

os temas marinhos me lembraram aqueles azulejos pintados por Portinari no Gustavo Capanema, as variações dos tons de azul estão bastante sofisticados!!!

sei que sou suspeita, mas gosto muito dos teus trabalhos..!
vou trabalhar bastante e ter alguns pra mim...rrss!!

gde abraço,

Lenir

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Lenir.

É sempre bom procurar novas experiências. Mas gostaria mesmo é de pintar grandes murais cerâmicos, só está faltando a oportunidade. Enquanto ela não surge (na forma de encomendas), seguem estes pequeninos, para pelo menos eu me exercitar na técnica.

Grande abraço.


Ricardo A. B. Pereira

Ps.: se tudo correr bem, este ano retorno à EBA.

Unknown disse...

Boa Noite Ricardo! Como sempre seus trabalhos estão lindos! Fui sua aluna de Modelagem na EBA, em 2007 se n me engano, e estava tentando um contato com vc. Mas na faculdade em nenhum lugar eles guardam o tel dos professores! Por incrível que pareça. Daí lembrei que vc tinha muitas pinturas expostas em vários lugares inclusive fora do país e resolvi recorrer ao google! Rs Achei vc! Parabéns pelos trabalhos! Será que vc poderia entrar em contato comigo? Precisava falar urgente com vc, meu e-mail e carolinaleite@hotmail.com
Aguardo um retorno! Beijos!

Anônimo disse...

Oi Ricardo,estou indo para o rio e gostaria de adquirir alguns dos seus trabalhos, meu email é rh@ipanema.dk
abs
Rosane N.

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Rosane. Entrarei em contato.

Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom