sábado, 19 de dezembro de 2009

Projetos para Murais em Pedra - 2009

Este ano de 2009 foi pródigo em projetos não realizados, todos eles de grandes proporções. Um dos principais foi o de seis murais para o edifico onde fica a sede de uma importante instituição cultural brasileira, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Fui convidado a desenvolver estes projetos por uma arquiteta amiga e apreciadora de arte, a Francyla, com quem já havia trabalhado antes, cuja missão era a de reformar o hall de entrada do tal edifício de maneira a adequa-lo aos tempos atuais e humaniza-lo. Para tanto, além de sua eficiente intervenção arquitetônica, ela pediu que eu criasse murais que levassem arte às paredes dos corredores de acesso dos elevadores, dotando-lhes de vida e calor artísticos.

Assim, iniciei os estudos projetando murais para serem executados em azulejo, sendo um deles no tradicional azul cobalto e os demais policromados. Contudo, a administração do prédio rejeitou a idéia e pediu que eu desenvolvesse a proposta para ser feita em pedra (mármores e granitos). Como gosto de desafios, aceitei a incumbência e fiz os estudos a serem posteriormente executados por uma marmoraria.

Desta forma trabalhei em duas idéias, a primeira sendo um mural figurativo, chamado “Homens, Peixes e Pedras”, com figuras estilizadas geometricamente e fazendo alusão às fontes africana e indígena de nossa arte brasileira, mas num contexto modernista que se harmonizasse com o estilo Moderno do prédio (projetado por importantes arquitetos cariocas) e com o seu tipo “brutalista”, todo em concreto aparente. Para tanto as figuras são construídas em módulos que se combinam através de suas formas, diversas cores e tons dos mármores e granitos aplicados, criando ritmos visuais, grupos de figuras e formas planas que se relacionam dinamicamente entre si e disputam a atenção do nosso olhar.

Na segunda idéia desapareceram as referências étnicas, dando lugar a um dinamismo maior de formas puramente geométricas e assimétricas, distribuídas sob a superfície da parede como se flutuassem no espaço tal e qual “rochas cósmicas no Cinturão de asteróides ou blocos de gelo nos Anéis de Saturno” .

Nas duas propostas a cor do concreto aparente das paredes tem participação ativa, funcionando muitas vezes como um recorte negativo, onde surgem formas criadas pelo espaço vazio. Além disso, a minha idéia era proporcionar tanto com um quanto com o outro mural momentos de prazer e fruição estética aos freqüentadores e visitantes do edifício (que também é sede de muitas empresas de grande porte), de maneira que ao aguardarem nas filas dos elevadores, estas pessoas pudessem se distrair dos seus problemas e “viajassem” a outros mundos através das formas, cores e texturas diversas proporcionadas pela visão dos murais.

Mas, infelizmente, por problemas externos que fogem ao escopo desta postagem e devido a certo conservadorismo e receio do novo, nenhum dos dois projetos foi aprovado pela diretoria atual da instituição, que “passou a bola” para a próxima diretoria a entrar em 2010, que dará uma palavra final sobre o assunto. Desta forma, enquanto toda a parte de reforma arquitetônica está sendo executada no hall, fico aguardando para (quem sabe?) no próximo ano ver meus murais sendo colocados naquelas imensas e frias paredes. Então, só me resta esperar e torcer...

Mas enquanto isso, seguem os projetos para os murais cujas dimensões são 3 X 10 m e 2,7 X 7 m (tanto os figurativos quanto os abstratos). Os estudos foram feitos com lápis de cor, sendo que os abstratos foram trabalhados no Photoshop pelo arquiteto da equipe responsável pela criação das maquetes de todo o projeto da reforma, visando dar maior realidade à idéia quanto as cores e texturas dos mármores e granitos a serem utilizados.

Figurativos:



1- "Homens, Peixes e Pedras I"- estudo em lápis de cor , 15 X 50 cm - 2009.



2- "Homens, Peixes e Pedras II" -estudo em lápis de cor, 15 X 50 cm - 2009.



3- "Homens, peixes e pedras III" - estudo em lápis de cor, 15 X 34,5 cm - 2009.


Abstratos:



1- Mural Abstrato I - estudo editado digitalmente, 15 X 50 cm - 2009.



2- Mural Abstrato II - estudo editado digitalmente, 15 X 50 cm - 2009.



3- Mural abstrato III - estudo editado digitalmente, 15 X 34,5 cm - 2009.

Concluindo, aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um 2010 de muitas Felicidades, Paz e Amor e que todos os nossos projetos se realizem.

Um abraço e até o ano que vem, quando continuarei contando aqui a minha "história ilustrada".

Ricardo A. B. Pereira

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, meu prof e amigo Ricardo!
Que bacana os projetos Murais desenvolvidos!! Particularmente, gostei muito do Homens,Peixes e Pedras III. Há equilíbrio nas cores e formas; não disputam o olhar do observador, mas permite que sejam apreciados com calma, dando oportunidade de maior fruição. Os abstratos, gostei dos movimentos, do I e II - parecem dançarinos!! e o II, me lembraram máscaras!!! Seriam imagens memórias recorrentes??? Muito legais!! Vou ficar na torcida pra você realizar estes projetos...o Rio, Nós, a Arte teremos muito a ganhar.

Feliz 2010 cheio de sucessos e realizações!!!

Lenir Maria

Ricardo A. B. Pereira disse...

Oi Lenir.

Obrigado pelo comentário. Realmente me dediquei muito a estes projetos e ainda tenho a esperança de ve-los concretizados agora em 2010.
Suas colocações são muito pertinentes, pois veem com acerto alguns dos meus objetivos ao criar estas imagens ou apontam detalhes com os quais não atinei quando os fiz ("me lembraram máscaras!!!Seriam memórias recorrentes???"), mas certamente são fruto inconscientes dos meus interesses em relação as máscaras e a cultura dita "primitiva", especialmente a afrobrasileira com a qual tenho trabalhado muito ultimamente.

Um grande abraço para você, que foi uma das minhas melhores alunas tanto pela aplicação quanto pelo talento (espero estar de volta este ano à Modelagem para poder prosseguir também com o meu projeto de por a Oficina de Cerâmica da EBA para funcionar).

Um ótimo 2010 para você!

Ricardo A. B. Pereira

Lelê Macedo disse...

Parabéns Ricardo! Lindos muirais e paineis! Adorei os grafismos a geometria das figuras. Gostaria de saber mais detalhes da confecção dos murais, o mateiral utilizado etc..Abraços Leliane

Ricardo A. B. Pereira disse...

Olá Lê.

Agradeço aos seus comentários sobre estes meus projetos.

A arte de se fazer murais é milenar e pode-se dizer que os os nossos ancestrais das cavernas foram os primeiros a inicia-la ao criarem o que hoje chamamos de "Arte Rupestre" (veja, por exemplo, as cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) ou a arte rupestre existente em vários pontos do nordeste do Brasil). Em tempos históricos já encontramos pinturas murais feitas na India, também no interior de cavernas, só que já na sofisticada técnica do afresco. Contudo, os primeiros exemplos ocidentais (Idade Antiga) mais conhecidos nossos são os murais etruscos (norte da Itália), minóicos (Knossos) e romanos (Herculano e Pompeia). Foi na Renascença, no entanto, que a pintura mural teve grande desenvolvimento, sendo os murais de Giotto (um Prerenascentista)e os de Michelangelo (teto da Capela Sistina - Alto Renascimento)exemplos dos mais significativos.

A pintura mural, como o nome diz, é aquela feita diretamente sobre o muro (ou parede). A técnica mais tradicional para se realiza-la é a do afresco, na qual se pinta com pigmentos (as cores) dispersos apenas ém água sobre uma camada de argamassa de cal e areia ainda úmida (fresca). Quando esta seca completamente, a cristalização da cal fixa as partículas dos pigmentos definitivamente, tornando-se uma superfície cada vez mais dura e resistente com o passar dos anos.

Contudo, pode-se pintar murais com tinta a óleo, têmperas e tinta acrílica desde que se prepare de maneira correta a superfície (a parede)evitando-se danos futuros à pintura. É altamente recomendável que a parede a ser pintada (em qualquer técnica) esteja ao abrigo da chuva e da luz solar direta, que tenha reboco firme, sem infiltrações de umidade e que não contenha cimento recém aplicado (mais especificamente no caso da pintura com afresco).

Murais também podem ser feitos com azulejos pintados na técnica do sobrevidrado (ou em outras técnicas de azulejaria), sendo esta técnica muito tradicional em Portugal, existindo vários exemplos aqui no Brasil, espalhados em igrejas e conventos pelo Brasil afora, tanto no RJ como em várias cidades do nordeste.

Também pode-se pintar extensas obras sobre telas de tecido (algodão ou linho), chapas de madeira, de compensado, mansonite e MDF com óleo, acrílica e têmperas, mas neste caso não se trata de pintura mural(esta é sempre feita diretamente na parede, sendo considerada, na maioria dos casos, não removível)e sim pintura sobre painel que é removível da parede e transportável apesar das grandes dimensões. Portanto os termos pintura mural e pintura sobre painel tratam de dois tipos de suportes diferentes - um fixo e outro transportável.

No caso dos meus projetos, eles foram concebidos para serem realizados em granito e mármore por exigência de quem encomendou os estudos, mas na minha concepção original eles seriam realizados em azulejos (e os desenhos seriam outros, mas mantendo relação direta com as idéias e estilo propostos nestes).

Espero ter esclarecido suas dúvidas, mas se quiser outras informações entre em contato através do meu e-mail.

Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira