segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Miscelânea - Iª Parte

Mais uma vez vou dar uma paradinha no desenrolar normal da minha "história ilustrada" e voltar alguns anos no tempo para mostrar alguns trabalhos recentemente "desencavados do meu baú". Resolvi coloca-los todos juntos em duas postagens, embora sejam de épocas diferentes e tenham propostas diversas. A maioria é de trabalhos figurativos, mas existem também alguns abstratos. Todos tem importância no desenvolvimento de minha linguagem e, portanto, não poderiam ficar de fora desta minha autobigrafia visual.

Vamos começar:

SÉRIE PÃO DE AÇÚCAR

Estas três versões do Pão de Açúcar foram pintadas em 1985, época em que eu estava prestes a terminar a parte principal do meu curso de pintura na EBA/UFRJ. Eles refletem meu intresse naquela ocasião por pintura de paisagem num contexto expressionista, com muito empastamento, gestualidade e cores fortes.
Todos foram inscritos no Salão Nacional daquele ano (quando ainda este evento tinha alguma importância). Quase foram aceitos...


"Pão de Açúcar" - óleo s/ mansonite - médio formato - 1985.
"Pão de Açúcar II" - óleo s/ mansonite - médio formato - 1985.


"Pão de Açúcar III" - óleo s/ mansonite - médio formato - 1985.

DUAS CABEÇAS

A este conjunto falta uma outra pintura, "Retrato de Minha Irmã Adolescente", que ganhou um prêmio de aquisição no Salão de Pernambuco em 1986, ficando por lá. Juntamente com estas duas obras, mostra meu interesse pelo expressionismo, só que aqui numa proximidade maior com a abstração. A "Figura" ainda demonstra uma influência da pintura do Miró, tendo sido executada num processo muito livre e intuitivo, através de tintas respingadas , guache e têmpera, com sobreposições de camadas posteriores mais grossas de óleo. A "Pequena Figura" também segue este procedimento, mas se afasta do resultado anterior pela gestualidade na aplicação das cores e texturas feitas com espátula.

"Figura" - Guache, têmpera e óleo sobre papelão corrugado montado em mansonite - 60 X 90 cm - 1985.
"Pequena Figura" - óleo s/ mansonite - pequeno formato - 1985.

ABSTRAÇÕES

Pintei estes três quadros em meu atelier (improvisado em casa), quando já tinha concluído todo o ciclo profissional do meu curso de pintura (faltava-me concluir algumas matérias do básico que deixara para depois). A minha intenção com esta retomada da abstração (vejam as experiências anteriores no histórico do blog) era aprofundar melhor o meu trato da matéria pictórica, a tinta, trabalhando-a com muito empastamento e dentro da máxima improvisação em termos de composição e harmonização de cor.

A minha idéia era não criar formas muito "amarradas", mas como sou, antes de tudo, um desenhista, não consegui alcançar este objetivo e acabei construindo áreas de cor e forma muito explícitas. Contudo, olhando hoje estes trabalhos, passados 26 anos, continuo gostando bastante deles.

"Abstração" - óleo s/mansonite - 60 X 90 cm - 1986.


"Abstração II" - óleo s/ mansonite - 90 X 60 cm -1986.
"Abstração III" - óleo s/ mansonite - 90 X 65 cm - 1986.

EXEMPLO (QUASE) ÚNICO

Meus interesses sempre foram muito variados. Sempre gostei muito de História e por volta de de 1986 estava lendo o Velho Testamento, atrás de assuntos interessantes para gravar em xilogravura. Foi quando vi num livro antigo algumas figuras pintadas pelos sumérios, de mais de 3.000 anos, e fiquei impressionado pela beleza simples de suas formas, resolvendo fazer uma versão bastante pessoal delas através da minha pintura, numa tentativa de captar aquele clima de "primórdios da civilização humana". O resultado saiu bastante ingênuo e "duro" (gráfico como se fosse uma gravura), mas ainda me agrada, principalmente pelas cores vivas.

O curioso é o contraste que este trabalho faz quando comparado com os expostos acima, feitos na mesma época. Mas, ainda assim, se os olharmos com calma veremos que existem pontos de ligação entre eles, se não pelo tema pelo menos em alguns aspectos plásticos.


"Viagem à Suméria" - óleo s/ mansonite - pequeno formato - 1986.


DA SÉRIE FANTASIAS PERNAMBUCANAS

Esta curiosa pintura faz parte da série que pintei após minha viagem ao Recife, em 1985, para assistir a um seminário sobre restauração de obras de arte (ver histórico do blog). Esqueci qual é o seu título original, mas sei que tem relação com uma música do Gilberto Gil. Como nos demais quadros desta série, minha intenção era "liberar os bichos" e realmente o fiz.



"Fantasia Pernambucana" - óleo s/ mansonite - 90 X 60 cm - 1986.

Continuarei a exposição desta "miscelânea" na próxima postagem.

Nenhum comentário: