quinta-feira, 31 de julho de 2008

UNIVERSO ABSTRATO - "Caminhos de Minhoca" - 1998

UNIVERSO ABSTRATO – “Caminhos de Minhoca” - 98.

Retomando o fio da meada, seguem agora as imagens das pinturas abstratas da série “Caminhos de Minhoca”, realizada logo após “Os Sonhos Tropicais”. Como expliquei anteriormente, o final da década de 90 foi complicado para mim e isto se refletiu na minha pintura, pois através dela pude “escapar” dos problemas para um mundo muito distante e abstrato. De certa forma era um retorno as minhas fantasias espaciais do final dos anos 70 e início dos 80 (cujo teor também era muito abstrato), mas num contexto bem mais complexo.

Por esta ocasião eu já havia lido várias coisas sobre astronomia e astrofísica (além de muita FC) e sempre me chamou a atenção a questão dos “buracos negros”, aqueles colapsos de estrelas gigantes no centro das galáxias que depois de virarem “buracos” sugam tudo, até a luz, através de sua imensa força gravitacional. E uma das coisas que sempre me chamou a atenção nestas “criaturas” bizarras é a possibilidade de que sejam portais através do universo, ligando instantaneamente pontos distantes entre si por milhões de anos-luz, podendo, inclusive, ligar universos diferentes. Estes portais estariam ligados uns aos outros através de uma rede de “buracos de minhoca” (apelido dado pelos cientistas) por onde um hipotético viajante poderia ir de uma galáxia a outra ou a outro universo num “piscar d’olhos”.

Pois bem, foi através destes fantásticos buracos que mergulhei, e o mais curioso é que tudo começou de forma não premeditada, pois primeiro foram surgindo as pinturas e depois a associação de idéias que me levou a chamá-las de “buracos de minhoca”. Contudo, apesar de serem uma “viajem para tão longe”, estas pinturas tem como base inicial, do ponto de vista da técnica e do estilo, os quadros anteriores. Como aquelas outras, estas são extremamente gráficas e coloridas, além de também terem sido feitas com pasta de cera e óleo. Outra semelhança fica por conta da composição, também neste caso muito movimentada (ou até ainda mais em alguns momentos). Enfim, trata-se da continuação de um estilo, mas a favor de um outro tema, bem mais abstrato que, todavia, matem uma linha de continuidade em meu trabalho.

Vamos então à série “Buracos de Minhoca” (Detalhe: estas pinturas nunca forma expostas em galeria de arte real ou virtual):

1-"Caminhos de Minhoca" - óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.

2-"O Viajante" - óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.

3-"Tempestade Estelar"- óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.

4-"Rosca Tempo-Espacial" - óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.

5-"Vulcão Sideral"- óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.
6-"A Corneta de Deus"- óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.

7-"Espirais"- óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.
8-"Toro-Portal" - óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.
10-"Margarida Sideral"-óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.
11-"Cruzamentos"- óleo e pasta de cera s/mansonite - médio formato - 98.
Estas pinturas são pura fantasia, contudo em sua abstração tratam de uma possibilidade aventada seriamente por alguns cientistas - a viajem em velocidades maiores do que a luz.
Mas para além disto estas pinturas valem pelo que são como arte: intensamente vivas, alegres e coloridas porque o Universo é cheio de cores.

Nenhum comentário: