quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"Fantasias Pernambucanas" - Continuação

Agora vou postar outros trabalhos que pertencem a série "Fantasias Pernambucanas", contudo não têm como foco o mesmo clima quase folclórico das pinturas anteriores. Estas aqui, em alguns casos, quase beiram a abstração, em outros momentos são muito eróticas, quase explícitas. Aquele era um tempo de "botar os bichos para fora" e o fiz sem pudor.



"Os Circuntantes" - óleo s/mansonite, 95 x 63 cm, 1986. O que mais gosto nesta pintura é a forma como as figuras se integram com o fundo e com os elementos abstratos. Isto faz com os aspectos semânticos e plásticos dialoguem muto bem. Cores e texturas são outros pontos fortes dentro do conjunto.

"A Orgia" - óleo s/ mansonite, 85 x 60 cm, 1986. Esta pintura têm características da anterior quanto ao jogo figuração X abstração, contudo é bem mais sarcástica do que aquela.

"Os Mundanos" - óleo s/mansonite, 61 x 91 cm, 1986. Isto é uma luta colorida de monstros abismais. O que significa? Não sei - coisas do subconsciente.

"O Surubim das Três Graças" - óleo s/mansonite, 61 x 91 cm, 1986. Esta possivelmente é a versão do tema mitológico "As Três Graças" mais extravagante que já foi pintado.

"Os Licenciosos"- óleo s/mansonite, 61 x 91 cm, 1986. Outro grupo extravagante em ação.


"As Tentações de Um Pintor Santo"- óleo s/mansonite, 91 x 61, 1986. Para nos tornarmos santos precisamos conhecer o pecado e comete-los. Para ser um pintor "santo" o artista tem que também "pecar". É um auto-retrato.


"O Passarinho"- óleo s/mansonite, 91 x 61 cm, 1986. Este quadro era inicialmente uma pintura abstrata. Não estava bom, por isso mudei sua posição e continuei o trabalho. Surgiu daí este exótico "passarinho meio-lá-meio-cá". Outro fruto do "abismo profundo" que é subconsciente.

Nenhum comentário: