domingo, 1 de junho de 2008

Entre 93 e 95 - "Encontros e Relações"

1993 foi o ano em que pude comprar o meu primeiro forno de cerâmica, uma sucata que mandei restaurar para que ficasse utilizável (e sobre isto falo no meu outro blog: http://rpceramica-arte.blogspot.com/). Sendo assim, entre 93 e 95 produzi mais cerâmica do que pintura. Mas como não gosto de ficar longe dos pincéis, arranjei tempo para pintar alguns trabalhos de grande formato, dentro de uma proposta um pouco diferente das que mostrei nas postagens anteriores.

Estes trabalhos também são figurativos, mas ao invés das composições estáticas anteriores, criei uns grupos de figuras que interagem umas com as outras, em situações que estão entre a luta e a carícia mas sem que se defina uma ou outra coisa (sendo alguns deles eróticos). Estas figuras são muito estilizadas e intensamente coloridas, construídas com linhas fortes e movimentadas. De onde surgiram? Provavelmente das profundezas do meu inconsciente. A elas, que se amam e se odeiam, dei o título geral de "Encontros e Relações".


"Encontros e Relações I" - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações II" (O Amálgama)- óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações III"(Paixões Furiosas) - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações IV" - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações V" - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações VI" - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações VII" (O Tapa) - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações VIII" (O Susto) - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.


"Encontros e Relações IX" - óleo e pasta de cera s/compensado - 110 X 70 cm - 1994.

Esta última pintura, cuja figura "gordinha" está em vôo solitário, originou um painel de grandes dimensões pintado em 1995, quando pela primeira vez lecionei pintura na EBA/UFRJ, chamado "O Nascimento de Vênus". A história deste painel contarei na próxima postagem.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

1993 - Cabeças Neocubistas

Depois dos totens continuei pintando cabeças, só que desta vez um pouco mais geometrizadas, lembrando um pouco as cabeças cubistas de Picasso, uma de minhas influências artísticas. As minhas cabeças "neocubistas" são de um tipo mais caricato, humorístico. Mais uma vez o lado gráfico sobressai, expresso nos contornos fortes, cercando as áreas de cor, também bastante intensas. O resultado hoje me parece um tanto ingênuo, mas isto não me desagrada.



1 - "Mãe" - óleo e pasta decera s/ mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



2 -"Nicanor" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



3 - "Ariovaldo" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



4- "Brandão" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



5- "Egberto" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 60 X 90 cm - 1993.



6 - "Erotildes" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



7 - "Joca" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 90 X 120 cm - 1993.



8 - "O Povo" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 80 X 70 cm - 1993.


9 - "Cabeça de Negro" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 65 X 65 cm - 1992

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Os Totens de 1992

Agora seguem as imagens dos demais totens, criados em 92. Estes já têm algumas referências a nossa própria cultura, sendo alguns deles até um pouco irônicos. Do ponto de vista plástico, apresentam cromatismo mais forte, grafismo muito acentuado e um trabalho de textura também intenso (nesta ocasião eu costumava acrescentar um pouco de areia à tinta para obter um aspecto áspero na superfície pictórica).

Com estas pinturas participei em 93 da exposição "Interações" na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Argentina, na Embaixada da Argentina em Botafogo (RJ), juntamente com dois colegas brasileiros e quatro argentinos. Sobre estes trabalhos e minha pintura de um modo geral o crítico e poeta Ferreira Gular, numa carta de apresentação dos artistas brasileiros à galeria, comentou:

"Ricardo Pereira segue outro caminho, colocando-se saudavelmente diante do fenômeno pictórico. Não indaga por sua validez, já que o prazer de criar, a imaginação gráfica e pictural governam a sua mão e seu espírito sem questionamentos. Também gravador, Ricardo transpôs para o quadro a linguagem gráfica da gravura, dando maior ênfase ao desenho, que no seu caso bebe em fontes primitivas, já seja da arte negra, já da arte infantil ou naif".



1 - "Fire Woman" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


2 - "O Transeunte" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


3- " O Transviado" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


4 - "A Mulata" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


5 - A Mulher de Linhas Puras" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


6 - "A Tímida" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


7 - "Cleópatra" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


8- "A Dona do meu Coração" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


9 - "Angústia" - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


10 - "Os Envolvidos"- óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 2005.

Este último trata-se de um retorno ao tema, acontecido em 2005, atitude habitual minha como poderá ser observada no transcorrer das próximas postagens.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Cabeças e Totens - parte II (retomando o fio da meada)

Embora tenha encontrado em meu "baú" mais alguns trabalhos interessantes e avulsos de meados dos 80 ao início dos 90, para não perder o "fio da meada" vou retomar a série "Cabeças e Totens", postando agora imagens destes últimos.

Ainda que tenha chamado estas figuras de "totens", na verdade elas não tem relação direta com os totens cultuados por algumas tribos norte-americanas ou por culturas de outras regiões do mundo que os adoram em suas religiões. Na verdade chamei-os assim por serem figuras figuras alongadas (como os das culturas antigas) e com um estilo primitivo, mas com um toque de humor. As primeiras versões são mais simples que as posteriores, mais coloridas e complexas plasticamente.


1 - Totem Azul - óleo e pasta de cera sobre mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


2- Totem Amarelo - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


3- Grande Totem - óleo e pasta de cera s/mansonite - 50 X 120 cm - 1992.


4- O Taumatugo - óleo e pasta de cera s/mansonite - 45 X 120 cm - 1992.


5 - Black and White - óleo e pasta de cera s/mansonite - 1992.



6- Divindades Aquáticas - óleo e pasta de cera s/mansonite - 1992.

Estes totens e principalmente os dois últimos trabalhos desta postagem (as cabeças duplas) foram o ponto de partida para uma série muito grande de trabalhos (144) feitos em 2001 para um hotel nas Bahamas, o Pelican Bay Hotel, e posteriormente para uma série de trabalhos de cunho místico de 2004. Contudo, estas histórias contarei e ilustrarei em seu devido tempo.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Remexendo no Baú: Série "Pão de Açúcar" - 1985

Antes de prosseguir postando imagens do início dos anos 90, vou fazer um pequeno retorno para expôr algumas imagens de trabalhos meus, por mim recentemente reencontrados e fotografados. A começar pêlas três únicas pinturas da série "Pão de Açucar", pintadas em 1985, quando eu ainda estava trabalhando no atelier de pintura da EBA/UFRJ.

Faço isso porque gosto muito destes trabalhos, que têm afinidades com a série "Árvores" em seu expressionismo intenso, revelado tanto no impacto forte das das cores mas, principalmente, em relação ao seu gestualismo intenso.



1 - Pão de Açúcar I - óleo sobre mansonite - 90 X 60 cm - 1985.


2 - Pão de Açúcar II - óleo sobre mansonite - 90 X 60 cm - 1985.


3 - Pão de Açucar III - óleo sobre mansonite - 90 X 60 cm - 1985.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Neogóticos - 1990/91

Os "Neogóticos" são uma continuação das "Relíquias", só que utilizando imagens retiradas da arte Medieval, do período Gótico. Nestes trabalhos há um destaque para uma figura central, colocada contra um fundo muito trabalhado em cor e textura. O resultado é um pouco irônico e causa estranheza pelo deslocamento das figuras de seu contexto original para um outro completamente diferente.


Alguns exemplos:


Neogótico I - A Virgem - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm -1990
Neogótico II - O Santo - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1990

Neogótico III - O Catedrático - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1990
Neogótico IV - A Santa - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1990

Neogótico V - O Profeta - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1990

Neogótico VI - O Patriarca - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 45 X 60 cm - 1990.


Neogótico VII - O Jovem - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 60 X 90 cm - 1990

sábado, 19 de abril de 2008

Ainda em 90/91 - "Relíquias"

Antes de postar imagens dos "Totens", vou falar um pouco de outro trabalho que também realizei no início dos anos 90, ao qual posteriormente vim a chamar de “Relíquias”. São pinturas que tem como característica principal a apresentação de imagens retiradas de contextos diversos, reunidas de uma forma até certo ponto aleatória, montando uma colagem de onde os mais variados significados podem surgir. Em outros exemplos pintei cabeças solitárias, "copiadas" de estátuas do período Grego Arcáico, cercadas por inscrições de frases misteriosas.

Os elementos utilizados foram extraídos da História da Arte, particularmente da arte Antiga, e colocados ao lado de símbolos gráficos diretos como mãos espalmadas e elementos geométricos, ou formas naturais tais como maçãs, cachorros, peixes e flores. As cores tendem a ser chapadas, aplicadas sobre formas planas ou com volume sumariamente indicado. O branco também é muito utilizado para lembrar o mármore das estátuas; a tinta aplicada (pasta de cera e óleo) tende a ser empastada.

Nestas pinturas fui influenciado pela arte que se fazia naquela época (e que ainda hoje é muito presente), na qual os artistas utilizam elementos prontos, às vezes trazidos de sua própria história pessoal, para criar um contexto poético onde não existe uma narrativa muito clara e sim certo “clima” de saudosismo, melancolia ou ironia.

No caso destas minhas pinturas, olhando-as agora, quase 20 anos depois, acho-as um pouco melancólicas. Sinto também que elas contam coisas a meu respeito, mas de forma meio velada. Enfim, a obra tem que ter relação com a alma do artista que a criou, caso contrário é mero exercício técnico ou simples cópia de coisas vistas por aí.

Aí estão nove exemplos desta fase da minha obra:


Relíquia I - óleo e pasta de cera sobre compensado - 90 X 120 cm -1990


Relíquia II - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 55 X 60 cm - 1990



Relíquia III - óleo e pasta de cera s/mansonite - 55 X 90 cm - 1990.



Relíquia IV - Good Times - óleo e pasta de cera s/mansonite - 53 X 101 cm - 1990.



Relíquia V - óleo pasta de cera s/mansonite - 60 X 90 cm - 1990.



Relíquia VI- óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1990.



Relíquia VII - óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1990


Relíquia VIII - óleo e pasta de cera s/ compensado - 90 X 120 cm - 1990
Relíquia IX - Tupã - óleo e pasta de cera sobre compensado -90 X 120 cm -1990.