terça-feira, 12 de agosto de 2008

ANO 2000 – SONHOS TROPICAIS II

O ano 2000, início do séc. XXI, um ano emblemático para todo mundo e para mim, que sempre gostei de fantasiar sobre o futuro, o futuro distante, onde a humanidade viajasse através do universo em incríveis naves espaciais, conhecendo outros mundos e outras humanidades. Portanto, este início de Nova Era tinha que ser marcado em meu trabalho por alguma pintura que simbolizasse meus anseios, expectativas e receios sobre o que estava por vir. Mas para isso as abstrações de 98 e 99 não eram suficientes, e assim retomei a figuração mais uma vez para poder saudar a entrada do novo século. Foi assim que surgiram as 4 pinturas da série Sonhos Tropicais II, pinturas de grande formato e carregadas de simbolismo e cor, mas desta vez sem os contornos pretos, que agora são coloridos.

Vamos a elas:


1-"O Nascimento da Vênus da Nova Era" - têmpera de caseína, acrílica, óleo e pasta de cera sobre tela colada em mansonite - 106 X 106 cm - 2000.

Aqui é mostrada a minha visão mais positiva, onde a Vênus, a deusa do amor, nasce trazendo perspectivas de beleza, entendimento e arte. Contudo, junto com ela as velhas questões a respeito de nossas origens e destinos permanecem abertas e à espera de respostas.


2- "A Tempestade" - têmpera de caseína, acrílica, óleo e pasta de cera sobre tela colada em mansonite - 106 X 106 - 2000.

Mas para a humanidade que não se entende entre si e com o mundo pode advir o caos, a tempestade, que varrerá o que é ruim do planeta para que um novo pensamento se instaure, rumo ao progresso e a paz interiores.


3- "O Trampolim" - têmpera de caseína, acrílica, óleo e pasta de cera sobre tela colada em mansonite - 106 X 106 - 2000.

Um salto para o infinito, para dentro do mar profundo do Cosmos, para conhecer o que nos é desconhecido sobre nós mesmos.


4- "As Abduzidas" - têmpera de caseína, acrílica, óleo e pasta de cera sobre tela colada em mansonite - 75 X 100 - 2000.

Elas são as ninfas de um novo tempo e eles descem dos céus, como outrora, para ama-las e originar uma nova humanidade.

2 comentários:

Thiago Pimentel Couto disse...

Parabéns pela originalidade na sua pintura e pela criatividade na sua expressão! também sou artista plastico e moro em sçao gonçalo. Dou aula de Pintura e organizo mum grupo de pintura ao ar livre em sâo Gonçalo!!

Um grande abraço
Atelier Pimentel Telas

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Thiago.

Eu cresci em São Gonçalo, na Brasilândia, correndo aquelas ruas todas, tomando banho na Praia das Pedrinhas (ou da laminha), apreciando as paisagens, o céu, o pôr do sol do alto das mangueiras, especialmente a do meu quintal. Hoje aquilo tudo deve estar muito mudado, mas acredito que você e seus alunos ainda encontram boas paisagens para pintar por lá. No futuro postarei algumas das minhas paisagens aqui também.

Bom trabalho para vocês.

Ricardo A. B. Pereira