domingo, 1 de março de 2009

PAISAGENS

Passei o ano de 2005 criando peças de cerâmica para a exposição que realizaria no ano seguinte na galeria do Centro Cultural Candido Mendes (sobre este assunto veja a postagem no outro blog: http://rpceramica-arte.blogspot.com/). Mas por esta ocasião me veio também uma vontade de pintar paisagens, gênero que eu só abordara de forma indireta durante a graduação na EBA ou criando mundos visionários de FC (veja histórico do blog).


Então pintei uma série de pequenos quadros de paisagens imaginárias, onde se vêem montanhas, praias, penhascos, desertos e céus cheios de nuvens. Elas seriam um prenúncio de uma série de paisagens que viria a pintar em 2008, estas baseadas em uma viagem que fiz a Trancoso, na Bahia, no carnaval daquele ano. Mas esta história será contada mais adiante. Por enquanto fiquemos com as as paisagens de 2005.





1- Praias Tropicais - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre compensado - pequeno formato - 2005.



2- Cúmulos - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre compensado - pequeno formato - 2005.



3- À Beira-Mar - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre compensado - pequeno formato - 2005.



4- Regata Vista do MAC - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre compensado - pequeno formato - 2005.



5- Pináculos Vermelhos têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre compensado - pequeno formato - 2005.



6- Gêmeas - têmpera de caseína, óleo e pasta de cera sobre compensado - pequeno formato - 2005.


Somente a pintura nº 4 partiu de uma paisagem existente, que é a vista da Baia da Guanabara a partir do Museu de Arte Contemporânea, em Noterói (MAC). Mas as cores são tão intensas que pode-se dizer que é uma cena de outro mundo.