sábado, 27 de outubro de 2007

Árvores Estilizadas





Dando continuidade a postagem de trabalhos de meados dos anos 80, quando eu já terminava o Curso de pintura ma EBA/UFRJ, segue agora a série "Arvores". Estes trabalhos são inspirados na paisagem da Ilha do Fundão, onde fica a EBA, mas a minha intenção principal era usar este tema para experimentar a pintura feita com espátula, buscando o máximo de empastamento possível. Por este motivo as árvores são muito estilizadas, tornando-se densas e pesadas.

Por conta desta característica, elas ganham um clima um tanto surrealista além de estarem dentro do contexto expressionita. A manipulção da tinta empastada aplicada a pincel sobre um suporte rígido, como é o caso do mansonite, me propiciava (e ainda me propicia) um grande prazer, pois trata-se de pintar modelando uma matéria macia como a argila, plástica e apta a receber e fixar para sempre as idéias e imagens impostas a ela. Estas experiências são precursoras das minhas pinturas feitas com pasta de cera (ou pseudoencáustica) dos anos 90.

Neste contexto pintei ainda outros trabahos à época como a série inspirada no "Pão-de-Açúcar", que postarei futuramente, além de algumas "paisagens-colagens", onde são aglutinadas num único suporte várias cenas díspares, que também ficarão para mais adiante.

As cinco pinturas postadas foram feitas em óleo sobre mansonite em 1985.