terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cabeças em Encáustica - 2005

Nesta primeira postagem de 2009, retomarei a ordem cronológica de minha "história ilustrada" trazendo as imagens de um grupo de cabeças inspiradas, mais uma vez, na arte africana. Estas cabeças foram pintadas em 2005 com encáustica ao invés da minha técnica mais usual, que é a pasta de cera. A diferença entre uma e outra (ambas tem uma mistura de ceras como aglutinante) está em que na encaústica é necessário que se utilize o calor para se fazer a pintura, derretendo-se blocos de cera pigmentados com o auxílio de uma chama aberta ou com uma palheta térmica.

Esta técnica é muito antiga e já era praticada pelos artistas gregos clássicos e por seus continuadores romanos. E o que me atrai nela são suas características específicas de aplicação, pouco práticas e desafiadoras. Mas vale o esforço pois o resultado é muito interessante, principalmente pelo aspecto das texturas conseguidas tanto com a espátula como pelos pincéis de cerda (que acabam praticamente destruídos). Antes destas cabeças eu havia experimentado a encáustica em pequenos trabalhos com temática de paisagem, mas só desta vez é que pude experimentar em formatos maiores e num contexto mais apropriado à esta técnica.

Seguem as Cabeças em encáustica:



1- Cabeça III - Encáustica - médio formato -2005
2- Cabeça V - Encáustica - médio formato -2005


3- Cabeça I - Encáustica - médio formato -2005
4- Cabeça VI - Encáustica - médio formato -2005


5- Cabeça VIII - Encáustica - médio formato -2005
6- Cabeça XI- Encáustica - médio formato -2005


7- Cabeça XII - Encáustica - médio formato -2005
8- Cabeça VII - Encáustica - médio formato -2005


9- Cabeça XIII - Encáustica - médio formato -2005
10- Cabeça X - Encáustica - médio formato -2005


11- Cabeça IX - Encáustica - médio formato -2005
12- Cabeça IV - Encáustica - médio formato -2005


13 - Cabeça II - Encáustica - médio formato -2005

Todas estas cabeças tem características bastante primitivas e fantasiosas, onde as cores muito saturadas e a estilização muito forte da face humana as fazem atingir o grotesco. Mas este é o objetivo que eu procurava - muita expressividade sem concessões à "beleza" comum.