sábado, 19 de abril de 2008

Ainda em 90/91 - "Relíquias"

Antes de postar imagens dos "Totens", vou falar um pouco de outro trabalho que também realizei no início dos anos 90, ao qual posteriormente vim a chamar de “Relíquias”. São pinturas que tem como característica principal a apresentação de imagens retiradas de contextos diversos, reunidas de uma forma até certo ponto aleatória, montando uma colagem de onde os mais variados significados podem surgir. Em outros exemplos pintei cabeças solitárias, "copiadas" de estátuas do período Grego Arcáico, cercadas por inscrições de frases misteriosas.

Os elementos utilizados foram extraídos da História da Arte, particularmente da arte Antiga, e colocados ao lado de símbolos gráficos diretos como mãos espalmadas e elementos geométricos, ou formas naturais tais como maçãs, cachorros, peixes e flores. As cores tendem a ser chapadas, aplicadas sobre formas planas ou com volume sumariamente indicado. O branco também é muito utilizado para lembrar o mármore das estátuas; a tinta aplicada (pasta de cera e óleo) tende a ser empastada.

Nestas pinturas fui influenciado pela arte que se fazia naquela época (e que ainda hoje é muito presente), na qual os artistas utilizam elementos prontos, às vezes trazidos de sua própria história pessoal, para criar um contexto poético onde não existe uma narrativa muito clara e sim certo “clima” de saudosismo, melancolia ou ironia.

No caso destas minhas pinturas, olhando-as agora, quase 20 anos depois, acho-as um pouco melancólicas. Sinto também que elas contam coisas a meu respeito, mas de forma meio velada. Enfim, a obra tem que ter relação com a alma do artista que a criou, caso contrário é mero exercício técnico ou simples cópia de coisas vistas por aí.

Aí estão nove exemplos desta fase da minha obra:


Relíquia I - óleo e pasta de cera sobre compensado - 90 X 120 cm -1990


Relíquia II - óleo e pasta de cera s/ mansonite - 55 X 60 cm - 1990



Relíquia III - óleo e pasta de cera s/mansonite - 55 X 90 cm - 1990.



Relíquia IV - Good Times - óleo e pasta de cera s/mansonite - 53 X 101 cm - 1990.



Relíquia V - óleo pasta de cera s/mansonite - 60 X 90 cm - 1990.



Relíquia VI- óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1990.



Relíquia VII - óleo e pasta de cera s/mansonite - pequeno formato - 1990


Relíquia VIII - óleo e pasta de cera s/ compensado - 90 X 120 cm - 1990
Relíquia IX - Tupã - óleo e pasta de cera sobre compensado -90 X 120 cm -1990.