terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Prosseguindo com a atualização do blog em 2015

Conforme o prometido no fim do post de ontem, prossigo agora com a atualização deste blog trazendo os eventos mais marcantes em meu trabalho neste ano de 2015 que está prestes a acabar.

Após individual "Exposição-Cabeça", participei da coletiva "Zona Gráfica", outra exposição organizada pela ativa curadora Eliane Santos (que também esteve presente com suas gravuras na mostra). Esta exposição teve por objetivo reunir artistas cuja forma de expressão, se não a principal, tem como ponto forte o fazer gráfico, ou seja, o trabalho criativo com a linha. Em vista disso, todos os expositores reunidos são gravadores ou trabalham também no âmbito da gravura. Outro fator interessante desta mostra foi a reunião de gerações diferentes, estando na mais antiga Adir Botelho, Ciro Fernandes, Antônio Grosso, Rubem Grilo e Marcos Varela. Enfim, tratou-se de um bela exposição realizada entre 23/07 e 30/08 na galeria do Centro Municipal Calouste Gulbenkian cujo convite e fotos vem a seguir.




1- Ajudando na montagem.

2 - Parede pronta.
3 - Parede do fundo: eu ao lado de Rubem Grilo
4 - Eliane coordenando a Bárbara na montagem.
5 - Parede com Antônio Grosso, Ciro Fernandes e Marcos Varella.
6- Os trabalhos do Márcio Goldzeweig prestes a subir a parede.
7 - Bárbara colocando o texto da exposição.
8 - Quase acabando.
9 - Minhas gravuras ainda no chão.

10 - Inauguração: Tavares eu e Bete, dois artistas e uma restauradora.

11 -  Inauguração: Adir, o mestre de quase todos os gravadores da EBA , Tavares eu e convidados.

12 -  Inauguração: Marcio, eu, Ciro e Tavares.
13 -  Inauguração: Eu e meu colega e amigo Tavares ao lado de suas obras.

14 -  Inauguração: Artista expositores e amigos.
15 -  Inauguração: Artistas expositores e amigos.
16- Ricardo Pereira - A Fonte, xilogravura,  37,5 X 25 cm, 1989.

17- Ricardo Pereira - O melhor amigo do artista contemporâneo, xilogravura,  37,5 X 25 cm, 1988.

Depois desta "Zona Gráfica" veio a participação em outra coletiva que se intitulou "Erótica - Desejos traduzidos". Com curadoria de Marcelo Frazão, a mostra ocorrida em agosto privilegiou o erotismo visto sob as mais variadas formas artísticas, segundo as visões de seus participantes. Ela aconteceu na Villa Olívia, no Morro da Conceição (RJ) onde fica a galeria-atelier do curador. Seguem convite e fotos da inauguração e dos meus trabalhos (só alguns deles foram expostos):



1 - Mosaico com as fotos dos artistas expositores.

2 - Eu a pintora Claudia Lyrio

3 - Bate-papo animado.

4 - Cara de quem gostou.

5 - Trocando uma ideia com Marcelo Frazão.

6 - Exposição divertida.

7 - Feliz.

8- Inauguração animada.



9- Ricardo A. B. Pereira - Abraço , xilogravura, 25,5 X 11 cm cm, 1985

10 - Ricardo A. B. Pereira - Adão e Eva, xilogravura, 34,5 X 29,5 cm, 1986.

11 - Ricardo A. B. Pereira - Boissurubá, xilogravura, 11 X 34,5 cm, 1985.

12 - Ricardo A. B. Pereira - Medusa Moça, xilogravura, 49,5 X 39  cm, 1986.

13 - Ricardo A. B. Pereira - O Lambelaska, xilogravura, 32 X 23 cm, 1986.

14 - Ricardo A. B. Pereira - O Paraíso Perdido , xilogravura, 34 X 44,5 cm, 1986.

15 - Ricardo A. B. Pereira - Sonhando, xilogravura, 24,5 X 30 cm, 1992.

16 - Ricardo A. B. Pereira - Stela!, xilogravura, 39 X 50 cm, 1986.

17 - Ricardo A. B. Pereira - Surubança, xilogravura, 23 X 32 cm, 1986.

18 - Ricardo A. B. Pereira - Ui, Muchacho!, xilogravura, 30 X 34 cm, 1986.

19 - Ricardo A. B. Pereira - Ui, Muchacho!, xilogravura, 30 X 34 cm, 1986.

Mas a atualização não acabou aqui, Depois trarei mais alguns eventos ocorridos em 2015 relacionados ao meu trabalho, mas desta vez referentes a minha atuação como docente na EBA-UFRJ. Até logo.


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Aproveito o final de 2015 para atualizar o blog citando alguns eventos importantes com os quais estive envolvido. Participei de 5 exposições, sendo uma delas individual. A segunda do ano (a primeira foi "Memórias do Boto", comentada no post anterior) foi a coletiva "Rio Arte 45º" na qual expus pinturas junto com outros 13 artistas entre desenhistas, gravadores e pintores, ela ocorreu entre 28/03 e 26/04 no Espaço Cultural Laurinda Santos Lobo em Sta. Teresa. Seguem o convite e algumas imagens da abertura:



1 - Aspectos da abertura: gente bonita.



2 - aspectos da abertura: musica ao vivo de qualidade.

3 - Aspectos da abertura: eu e Bete nos divertindo com a obra o multi artista Deneir

4 - Aspectos da abertura: entre amitgos artistas.

5 - Aspectos da abertura: com a colega Bárbara Sotério.

6 - Aspectos da abertura: com o colega Marcio Goldzweig.

7 - Aspectos da abertura: Com amigos diante de meus trabalhos.

8- Aspectos da abertura: eu e minha obra.
9- aspectos da abertura; André de Miranda explicando suas xilos a uma admiradora.

10 - Aspectos da abertura: diante da parede do André de Miranda.


11 - Aspectos da abertura: e a música rolou solta.


12 - aspectos da abertura: Marcio e a curadora da exposição Eliane Santos. 

















A seguinte foi a minha individual intitulada "Exposição Cabeça" ocorrida entre 21/05 e 18/06. Nela expus trabalhos realizados neste ano que se ligam à serie de "Cabeças Afro-Brasileiras" que venho desenvolvendo há alguns anos. Seguem o texto da exposição escrito por mim, o folder e algumas imagens da abertura e de alguns trabalhos:



EXPOSIÇÃO CABEÇA

Apresento agora na Galeria Gotlib a Exposição-Cabeça, um conjunto de pinturas recentes que se inserem numa tradição que remonta a um passado bem distante, quando as culturas primordiais iniciaram a perpetuação da face humana através da arte.
Contudo, minhas “cabeças” e “figuras” não retratam um tipo especial de pessoa. Ao contrário, elas visam tanto alcançar a generalidade humana como servirem de argumento para o puro exercício pictórico-figurativo num contexto técnico-formal que geralmente está mais associado à pintura abstrata. Suas formas são bastante livres e suas referências estilísticas, numa releitura pessoal, originam-se tanto do repertório visual da arte africana quanto no da pintura figurativa do século XX.
O processo de construção destas imagens é um dos pontos mais importantes de todo o trabalho, pois me interessa que ele esteja visível ao observador em todas as suas etapas, as quais envolvem a preparação “aditivada” dos suportes e o uso de colagens tanto de tecidos variadamente texturizados como de peças de madeira sobre os quais, a partir dos quais e dentro dos quais surgem os meus personagens. Outros dois aspectos importantes que enfatizo nestas obras é o uso da cor saturada, mas sempre numa distribuição equilibrada dentro da composição, e a aplicação de recursos gráfico-decorativos que tendem a dinamizar fortemente o fundo e as próprias figuras, na maioria das vezes ligando-os de maneira intensa e indissociável.

Exposto desta forma tão racionalizada talvez pareça que o processo todo é igualmente muito racional, mas na verdade não é. Pois uma das coisas que mais prezo na arte é o desafio do imprevisto que se coloca para o artista a cada nova pintura, desafio este que deve se estender também ao público que se depare com ela, mas não para assustá-lo e sim atraí-lo para dentro da obra por mexer com sua imaginação e seus sentidos. É por isso que meu trabalho também tem um bom toque de improvisação, pois desta forma me sinto mais estimulado a realiza-lo.

Contudo, em meio a todo este exercício formal procuro nunca perder de vista o lado semântico da obra, pois, afinal, trata-se ainda de um trabalho figurativo com “figuras” e “cabeças” que, com base em tudo aquilo que foi utilizado para construí-las, precisam expressar algo, um sentimento, despertar a curiosidade, dialogar com o público também no plano simbólico. Talvez por isto o humor sutil torne-se a minha saída preferida, humor este que fica expresso seja nos exageros estilísticos e caricatos com os quais os elementos faciais são construídos, seja nos títulos que as obras recebem.

Assim, como que nascendo de uma espécie de “colcha de retalhos” – uma possível analogia que aponta para a interlocução do meu trabalho com a arte popular -, os caracteres reconhecíveis de uma cabeça surgem através de contrastes e semelhanças num jogo lúdico que mistura materiais, cores, texturas e formas. Com isso, enquanto artista, sinto-me realmente um criador, pois da minha mente, das minhas mãos e dos materiais reagrupados por elas, novas criaturas ganham vida no mundo, reivindicando o direito de trazer a sua própria mensagem plástica às mentes abertas e dispostas à recebe-la. Penso que esta é uma maneira pela qual a arte pode reconstruir o mundo – e preferencialmente para melhor.


Ricardo A. B. Pereira


1 - Ricardo Pereira - Aricrísio, acrílica e colagem sobre compensado, 108 X 80 cm, 2015.

2 - Ricardo Pereira - Marizéia, acrílica e colagem sobre compensado, 108 X 80, 2015.

3 - Ricardo Pereira - Nereida, acrílica e colagem sobre compensado, 160 X 70 cm, 2015.

4 - Ricardo Pereira - Aquanauta, acrílica e colagem sobre compensado, 160 X 70 cm, 2015.

5 - Ricardo Pereira - Fantasma, acrílica e colagem sobre compensado, 49,5 X 30 cm, 2014.


6 - Ricardo Pereira - Tapirobinho, encáustica e colagem sobre compensado, 54 X 50 cm, 2015.
7 - Ricardo Pereira - Claramunda, óleo, pasta de cera e colagem sobre mansonite, 138 X 60 cm, 2010.


8 - Ricardo Pereira - Damião, encáustica e colagem sobre compensado, 50 X 44 cm, 2015.


9 - Aspectos da inauguração: conversando com amigos.

10 - Aspectos da inauguração: conversando com a colega Tania Tostes.

11 - Aspectos da inauguração: Maria Rúbia, Bete, Adir Botelho e eu.

12 - Aspectos da inauguração: explicando detalhes de uma de minhas obras à amigos interessados.

13 - Aspectos da inauguração: conversa animada.

14 - Aspectos da inauguração: pose para a posteridade.

15 - Aspectos da inauguração: com André de Miranda, Claudia Tolentino e seu marido.

16 - Aspectos da inauguração: mais uma ótima foto para posteridade.

17 - Aspectos da inauguração: "deixa eu me ajeitar".


18 - Aspectos da inauguração: o criador e a criatura.
 Por agora é suficiente. Em breve postarei as fotos das demais exposições e outros eventos importantes para minha carreira ocorridos em 2015. Até já.