sábado, 14 de maio de 2022

 DESENHOS NEOMANEIRISTAS - 1987


O Maneirismo surgiu após o Renascimento atingir seu ápice, no século XVI,  com as obras de Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti. Os artistas italianos que se seguiram a estes mestres "divinos", se viram na difícil condição de terem que  igualar  seus feitos ou até supera-los. Mas para fazer isso não bastava trabalhar dentro dos padrões clássicos até então conquistados, era necessário ir além utilizando a criatividade para inventar formas mais variadas de compor, desenhar a figura humana, aplicar as cores etc. Movidos por tal necessidade e pelas mudanças que o mundo ocidental  estava sofrendo com as grandes navegações, as disputas religiosas entre a Reforma e a Contra-Reforma, novas descobertas no campo científico entre outros fatores, pintores como Pontormo, Bronzino, Parmigianino, Rosso, Frederico Zuccari, El Greco entre inúmeros outros outros, tanto italianos como de outras nacionalidades europeias, trataram de desenvolver obras que, se não se tornaram tão famosas como as do Alto Renascimento, deixaram um legado de imagens diversificadas, inovadoramente estranhas e, acima de tudo, anticlássicas por não respeitarem os padrões anteriormente estabelecidos. Tendo sido por bastante tempo considerados como uma mera passagem entre o Renascimento e o Barroco, somente a partir do surgimento do Modernismo é que estes artistas maneiristas começaram a ser redescobertos e valorizados, principalmente pelo tanto que muito de suas obras antecederam aquilo que se tornaria a arte do século XX no que ela tem de expressionista, fantasiosa  e livre em suas abordagens do mundo.

Em 1987, quando eu ainda estava no bacharelado em Pintura da EBA-UFRJ, desenvolvi uma série de desenhos inspirados na arte greco-romana, mas inserindo nela determinados elementos culturais brasileiros e irônicos, alcançando resultados curiosos e até cômicos. Redescobrindo na minha mapoteca, durante a pandemia, estes desenhos de 35 anos atrás, percebi que minha atitude um tanto iconoclasta e bastante livre não só tinha relação com as apropriações e fusões tão comuns ao chamado Pós-Modernismo, como também tinha certo caráter maneirista ao reutilizar referências clássicas, mas introduzindo-lhes novos sentidos. Hoje percebo que naquela ocasião realizei esses execícios de maneira muito intuitiva, sem me dar conta exatamente do que estava fazendo, mas atualmente vejo que foi um ótimo exercício que chegou, inclusive, a gerar algumas xilogravuras interessantes (postadas aqui há bastante tempo). Assim, saindo da narrativa e indo para as imagens, vou postar uma seleção destes trabalhos, dividindo-os em dois grupos: "Bustos maneiristas" e "Composições figurativas maneiristas". 


1 - BUSTOS MANEIRISTAS


Ricardo A. B. Pereira - Busto 1, nanquim sobre papel cartão, 1987.


Ricardo A. B. Pereira - Busto 2, nanquim sobre papel cartão, 1987.



Ricardo A. B. Pereira - Busto 3, nanquim sobre papel cartão, 1987.



Ricardo A. B. Pereira - Busto 4, nanquim sobre papel cartão, 1987.



Ricardo A. B. Pereira - Busto 5, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 6, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 7, nanquim sobre papel cartão, 1987.
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Ricardo A. B. Pereira - Busto 8, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 9, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 10, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 11, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 12, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 13, nanquim sobre papel cartão, 1987.



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Ricardo A. B. Pereira - Busto 14, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 15, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 16,  pastel oleoso sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 17, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 18, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Busto 19, nanquim sobre papel cartão, 1987.




2 - COMPOSIÇÕES FIGURATIVAS NEOMANEIRISTAS



Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 1, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 2, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 3, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 4, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 5, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 6, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 7, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 8, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figuras Neomaneiristas 9, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 10, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 11, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 12, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 13, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 14, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figuras Neomaneiristas 15, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figuras Neomaneiristas 16, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figuras Neomaneiristas 17, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figuras Neomaneiristas 18, nanquim sobre papel cartão, 1987.




Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 19, nanquim sobre papel cartão, 1987.



Ricardo A. B. Pereira - Figura Neomaneirista 20, nanquim sobre papel cartão, 1987.
































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