quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

De Volta à Pintura - Fantasias Pernambucanas

Retornando às pinturas, vou falar de uma série de trabalhos realizados em 1986. Nesta ocasião fiz uma viagem à Recife, onde nasci, para participar de um seminário sobre restauração de obras de arte. Lá pude conhecer Olinda e seus muitos aspectos culturais, especialmente pude assistir a alguns eventos folclóricos bastante animados e coloridos, trazendo deles uma viva recordação e me sentindo como alguém que redescobre suas raízes.

A partir desta experiência, pintei o que agora estou chamando de "Fantasias Pernambucanas", unindo um pouco do que vi lá em Olinda e Recife com o que já vinha fazendo, especialmente em termos de xilogravuras. Talvez por isso estes trábalhos sejam tão gráficos e tenham uma forte dose de erotismo. Por outro lado são extremamente coloridos (alguns até com certo exagero - coisas da juventude) e testemunham meu grande interesse pela vida, extravasando vitalidade e euforia a cada pincelada.



"Uma Noite Em Olinda" - óleo s/ mansonite, 61 X 91 cm, 1996. Considero este um dos melhores representantews desta fase. É alegre, cheio de movimento, muito colorido e, como os demais, muito gráfico, diretamente derivado das xilos que eu fazia nesta época (85/6).

"Carnaval em Recife" - óleo s/ mansonite, 61 X 91 cm, 1986. Mais uma festa animada, onde usei a pintura como veículo para exprtessar a fantasia e a alegria de viver.

"Cena Pernambucana"- óleo s/mansonite, 61 x91 cm, 1986. Este é um pouco mais enigmático.

"Fauna Tropical"- óleo s/ mansonite, 61 x 91 cm, 1986. Esta pintura bizarra tem um clima de verão intenso, chega a dar impressão de emanar luz. Isso se deve a forte presença de amarelos e laranjas, especialmente no fundo.


"Oh, Meu Surubim!"- óleo s/ mansonite, 61 x 91 cm, 1986. Outra pintura bastante curiosa e enigmática. Plasticamente ela tem como ponto forte a composição e a relaçãoe de cores quentes ao redor do peixe, que nos chama para a variedade do colorido de suas escamas. E a figura que segura o peixe, tem quatro pernas ou são duas figuras com uma só cabeça? (ou nada disso?)

"O Cangaceiro da Biruta e Seu Filho Pitoca" - óleo s/mansonite, 61 x 91 cm, 1986. Este é um tanto o quanto ilustrativo demais. Toda via sua igenuidade te, para mim, um atrativo especial.

"A Musa das Américas" - óleo s/mansonite, 61 x 91 cm, 1986. De quais Americas bizarras esta figura extravagante é musa?

Nenhum comentário: